HomeExercíciosComo a atividade física pode ajudar na saúde mental

Como a atividade física pode ajudar na saúde mental

Se você está se sentindo mal, acompanhe esse texto para saber como a atividade física pode ajudar na saúde mental além de ajudar na sua saúde física.

Todos nós sabemos que para ter uma vida mais saudável é imprescindível que você pratique exercícios físicos, no entanto poucas pessoas sabem quais são os impactos das atividades para a sua saúde mental.

Se você está procurando iniciar alguma atividade física saiba quais são os benefícios que ela irá lhe oferecer e como a atividade física pode ajudar na saúde mental.

Todos sabemos que é muito importante exercitar o corpo. Todo ano são criadas diversas campanhas de incentivo e alertas para que as pessoas deixem de lado o estilo de vida sedentário.

Ressaltando sempre a necessidade e importância de praticar alguma atividade física regularmente para melhorar o seu estado físico e o seu bem estar.

Para a sua saúde mental, a importância de praticar algum tipo de atividade física permanece a mesma, podendo ser até maior que para a sua saúde física, uma vez em que exercícios físicos liberam hormônios como a endorfina.

Veja agora qual é a relação de exercícios físicos e saúde mental

Você já sentiu em algum momento do dia como se precisasse movimentar o seu corpo, como se ele estivesse muito cansado precisando de uma dose de energia? Mesmo sem esforço algum parece que os seus músculos estão cansados.

Isso ocorre pois até mesmo o estilo de vida sedentária, com movimentos e posições básicas do seu dia a dia, como ficar em pé por muito tempo ou sentado, são cansativos. O nosso organismo pede por algum tipo de movimento.

Essa sensação pode ser um comando enviado do seu cérebro para você trazer o equilíbrio na produção de endorfina, dopamina e serotonina.

Quando esses hormônios, citados acima, estão em desequilíbrio, eles podem causar alguns transtornos mentais, como por exemplo a depressão. Sendo assim como a atividade física pode ajudar na saúde mental? ela passa a ser fundamental para o bom funcionamento da sua mente.

Estudos realizados na universidade de Harvad apontam que apenas 15 minutos de exercício de baixo impacto, como a caminhada, podem reduzir em 25% os riscos de depressão.

Além desse fato, os exercícios físicos são altamente eficazes e eficientes para tratamento de depressão de nível baixo sem que você precise fazer uso de medicamentos.

Benefícios dos exercícios físicos para sua saúde mental

Além de melhorar muito o seu condicionamento físico, praticar atividades físicas regularmente é super importante para melhorar a sua capacidade cognitiva, diminuído também a sua ansiedade e o estresse.

Praticar exercícios colabora para uma melhor autoconceito, autoestima, as funções cognitivas, a imagem corporal e a socialização de pessoas que apresentam riscos de saúde mental.

Existem inúmeros benefícios que estão ligados à sua saúde mental, se você quer saber como a atividade física pode ajudar na saúde mental e quais são os benefícios, confira logo abaixo:

  • Reduz sintomas de estresse
  • Melhora significativamente a qualidade de sono
  • Equilíbrio na produção de hormônio
  • Maior disposição para o seu dia
  • Reduz risco de doenças
  • Alivia alguns sintomas de transtorno mentais

Agora que você já sabe como a atividade física pode ajudar na saúde mental, não deixe de melhorar o seu estilo de vida. Conheça a Pratique Fitness, a maior rede de academias de BH e região.

Essa rede de academias conta com um amplo espaço e diversas modalidades para você se exercitar. Escolha uma que combine com o seu estilo de vida e comece logo a cuidar da sua saúde.

A prática de exercícios físicos faz tão bem para o seu corpo com para a sua mente, deixe o sedentarismo de lado e escolha uma atividade para fazer.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS