HomeAcademiaÉ CERTO OU ERRADO TREINAR DESCALÇO?

É CERTO OU ERRADO TREINAR DESCALÇO?

A controvérsia em torno da prática de treinar descalço tem alimentado debates entre profissionais de saúde e entusiastas do fitness.

Enquanto alguns defendem os benefícios do fortalecimento muscular, equilíbrio e conexão mais íntima com o corpo, outros alertam sobre a importância do suporte adequado dos calçados para prevenir lesões e manter a estabilidade durante o exercício.

Saiba mais!
Saiba mais!

É errado treinar descalço?

O indicado não é fazer todas as atividades físicas, o tempo todo, descalço, mas colocar na rotina a prática de exercício sem tênis pode reduzir o risco de lesão. Mas tenha cuidado. Escolha um local seguro, de piso regular e limpo, onde o risco de uma topada seja mínimo. Mas, logo volte a calçar seus calçados favoritos.

É melhor treinar descalço ou com tênis?

E para quem tem dúvida de qual tênis usar para o treino na musculação, a melhor opção são os com solados com menos amortecimento, pois quanto menor o amortecimento, mais solicitação do pé, que impactam o conforto e proteção, mas com relação à eficiência, melhor descalço.

Quais exercícios pode fazer descalço?

Que exercícios poderiam ser feitos descalço? Os denominados funcionais, musculação e até corrida. Como descalço a estabilidade se torna maior, o movimento tende a ser mais natural e seguro.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

É certo ou errado treinar descalço?
É certo ou errado treinar descalço?

Estudos que rompem paradigmas!

Recentes estudos científicos desafiam as convenções ao afirmar que treinar descalço não apenas é aceitável, mas também pode ser altamente benéfico. Profissionais em academias e clínicas de reabilitação estão reconhecendo os méritos dessa prática, destacando melhorias no equilíbrio, estabilidade e desempenho muscular e neural. Treinadores, médicos e fisioterapeutas estão cada vez mais inclinados a considerar o treino descalço como uma estratégia valiosa para prevenção de lesões e otimização da recuperação.

Propriocepção elevada e equilíbrio aprimorado!

A principal vantagem de treinar descalço reside na melhoria da propriocepção e equilíbrio. O contato direto da sola dos pés com o solo amplifica a percepção sensorial, proporcionando uma base sólida para aprimorar a consciência corporal. Entretanto, especialistas alertam que nem todas as situações são adequadas para o treino descalço. Atividades aeróbicas de alto impacto podem aumentar o risco de lesões sem a devida proteção dos calçados. Lesões preexistentes e superfícies inadequadas também exigem uma avaliação cuidadosa antes de adotar essa prática.

A escolha do calçado como fator determinante!

Decidir entre treinar descalço ou com tênis não é uma escolha simples. Isso tem um impacto direto na biomecânica do corpo durante os exercícios. Fatores como impacto, amortecimento, distribuição de peso, alinhamento do corpo, estabilidade, equilíbrio e propriocepção devem ser cuidadosamente considerados. Recomenda-se a consulta a um especialista em calçados esportivos para obter orientação sobre o tipo de calçado mais adequado ao seu treino e às suas necessidades individuais.

Começar a ser Pratique!
Começar a ser Pratique!

Segurança e precauções: praticar com consciência!

Optar por treinar descalço requer atenção às regras e normas das academias. Em ambientes que enfatizam segurança e higiene, áreas designadas para o treino descalço devem ser respeitadas, especialmente em espaços com peso livre, anilhas e máquinas. Além disso, consultar profissionais de saúde antes de iniciar essa prática proporciona uma abordagem personalizada, garantindo segurança adicional ao praticante.

Além do visual: ciência, saúde e bom senso!

A decisão de treinar descalço transcende a estética e adentra um campo onde ciência, saúde e bom senso convergem. Compreender as vantagens, reconhecer as limitações e tomar precauções permite que os entusiastas do treino façam escolhas conscientes. Isso não apenas melhora o desempenho durante o treino, mas também promove a saúde a longo prazo. Ao abraçar o treino descalço com sabedoria, você pode transformar sua abordagem ao fitness e experimentar benefícios além das expectativas convencionais.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

É certo ou errado treinar descalço?
É certo ou errado treinar descalço?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

 

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS