HomeGinásticaPor que algumas aulas de ginástica precisa ser descalço?

Por que algumas aulas de ginástica precisa ser descalço?

Em algumas atividades físicas é comum visualizar os alunos retirando os sapatos antes de realizar as aulas. Saiba por que algumas aulas de ginástica precisa ser descalço!

Se você frequenta Academias já notou que alunos de determinadas aulas não usam sapatos durante os treinos. Se você ficou em dúvida sobre a eficiência de retirar sapatos para treinar, leia o texto e veja se essa prática realmente tem fundamento ou se é apenas uma moda de Academia!

Treinar descalço funciona mesmo?

Será que treinar descalço faz alguma diferença no resultado final do treino? Por que algumas aulas de ginástica precisa ser descalço?

Muitas pessoas se perguntam, inclusive, se a prática de retirar os sapatos é realmente segura para quem está praticando atividades físicas e a resposta inicial é que sim, o treino descalço pode gerar resultados, mas tirar os sapatos não é uma prática adequada para todas as atividades!

Alguns dos motivos pelos quais em algumas aulas o uso de sapatos não é recomendado, são os seguintes:

  • Aumento da mobilidade do tornozelo
  • Percepção maior do equilíbrio corporal
  • Menor impactos nas articulações de joelho e pernas
  • Postura correta
  • Fortalece musculatura de panturrilhas e pés
  • Proporciona relaxamento e contato com o solo

Como treinar descalço possui grandes vantagens em determinadas aulas, os alunos são instruídos a retirarem seus sapatos assim que entram nas salas de ginástica ou treinos e esse é o motivo por que algumas aulas de ginástica precisa ser descalço!

Mas como dissemos, treinar descalço não é seguro para todos os tipos de atividade. Isso porque os calçados proporcionam proteção aos pés em alguns casos e podem ser ponto de firmeza e apoio para o corpo.

Portanto, listamos algumas atividades que podem e devem ser realizadas com o aluno descalço.

Quais atividades podem ser feitas sem sapatos?

  • Caminhadas

Dependendo do terreno, caminhar descalço pode ser a melhor opção! O contato com a terra e gramados auxilia no relaxamento e proporciona a experiência com diferentes texturas para os pés. Apenas tome cuidado para não se machucar!

  • Rotina de exercícios

Treinos funcionais podem ser realizados sem sapato, inclusive algumas academias já aderiram a esta prática. Isso tem acontecido porque os calçados podem restringir parte dos movimentos das pernas e calcanhares.

Esse tipo de atividade descalço precisa ser acompanhada para que o aluno não se machuque com atrito ou ao levantar pesos.

  • Danças

Algumas aulas de dança podem ser realizadas sem sapato. Isso porque estar descalço facilita muito a movimentação dos pés, já que não há restrição aos tornozelos. Axé, funk e forró costumam ser modalidades de dança em que as aulas acontecem com os alunos descalços.

Alguns tipos de danças exigem sapatos específicos, como o tango e o sapateado, mas o aprendizado dos passos básicos também pode ser adquirido com o aluno descalço. Depende do tipo de passo e do objetivo da aula.

  • Agachamentos e abdominais

Sem sapatos, o contato dos pés com o chão é intensificado e esse fator melhora o equilíbrio e a postura. Dessa forma, agachamentos e abdominais ganham segurança e força quando o aluno está descalço.

  • Flexões

As flexões podem ser realizadas de pés descalços. Esse tipo de exercício ganha firmeza quando o aluno está sem sapatos. Mas é preciso ter cuidado para encontrar uma forma de apoio que não machuque os pés, especialmente se você costumava praticar esse tipo de exercício de tênis.

Agora que você já sabe porque algumas aulas de ginástica precisa ser descalço já pode começar a praticar seus exercícios de rotina sem sapatos e ganhar equilíbrio e melhora na postura!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS