A dor no pescoço é algo muito comum e as causas são diversas, indo de fatores físicos até os psicológicos. As atividades físicas são ótimas formas de tentar amenizar ou até mesmo resolver de vez esse incômodo.

Essas dores dão a impressão que a nossa cabeça está muito pesada e sobrecarrega os nossos ombros, deixando toda a região muito tensa. Então, realmente é preciso encontrar alguma forma de aliviá-la.

A Pratique Fitness traz algumas dicas para quem está passando por incômodos no pescoço para que possa se livrar dessas dores e sentir a região relaxada novamente.

Exercícios para dor no pescoço

Alguns exercícios para dor no pescoço podem ajudar. Os resultados não parecem imediatamente, mas em apenas alguns dias a região já se mostra menos tensa:

  • Giros laterais com a cabeça

Esse exercício é muito simples e pode ser feito em qualquer lugar. O primeiro passo é sentar confortavelmente com a coluna ereta. Depois, mantenha o tronco fixo e gire o pescoço 90º no sentido horizontal.

Ou seja, é só virar o pescoço para o lado na linha dos ombros. Faça isso, permaneça na posição por alguns segundos e volte ao centro. Depois, faça do outro lado.

Cerca de 2 segundos em cada posição é o suficiente. Repita por 15 vezes.

  • Flexão de pescoço

É mais uma forma de alongar a região. Você pode ficar de pé ou sentado para realizar esse movimento. Coloque as mãos atrás da cabeça, entrelace os dedos e force a cabeça para baixo.

Você irá sentir a região posterior do pescoço se alongando. Fique nessa posição pode cerca de 30 segundos e repita 3 vezes.

  • Elevação de ombros

Sente-se com a coluna ereta e deixe o corpo todo fixo, menos os ombros. Estes deverão subir ao máximo e, depois, descer ao máximo. Faça esse movimento de ida e volta cerca de 10 vezes.

Quando os exercícios para aliviar a dor no pescoço podem ser feitos

Os exercícios para aliviar a dor no pescoço podem ser feito todos os dias. Para quem malha, é interessante fazer antes dos treinos (principalmente de braços) para diminuir a chance de lesões.

Agora, também é muito interessante fazer essa série de exercícios assim que acordar. Quando nos alongamos de manhã começamos o dia bem mais dispostos.

Outra alternativa é fazer antes de dormir. Muitas vezes as dores são causadas por cansaço mental e o corpo externaliza toda a tensão que sente ao decorrer do dia.

Fazer esses exercícios alguns minutos antes de dormir ou de deitar para descansar irão garantir uma noite muito melhor de sono. Em alguns dias os resultados irão aparecer e a tendência é que as dores sumam.

É importante descobrir a razão do problema

Esses exercícios são realmente ótimos para aliviar ou resolver de vez a dor no pescoço, entretanto, é preciso descobrir qual é a origem do problema para combatê-lo da raiz! Normalmente, as maiores causas de dores no pescoço são:

  • Colchão ou travesseiro não estão adequados
  • Passar o dia todo sentado trabalhando ou estudando
  • Má postura
  • Passar muito tempo com o pescoço levemente abaixado olhando para o celular
  • Alta carga de estresse
  • Praticar exercícios de forma incorreta, sobrecarregando a região

Ao descobrir qual é o motivo para as dores ficam mais fácil de acabar com elas de uma vez!

A Pratique Fitness conta com uma grande equipe de profissionais que irão conseguir dar mais detalhes sobre como acabar com a dor no pescoço. Se os sintomas persistirem talvez seja melhor consultar um ortopedista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here