HomeAcademiaCOMO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AUXILIA NO FORTALECIMENTO DOS OSSOS?

COMO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AUXILIA NO FORTALECIMENTO DOS OSSOS?

Muitos de nós já sabemos que praticar atividades físicas pode resultar em músculos mais fortes e uma aparência mais saudável, mas o que muitos desconhecem é o impacto positivo dessas atividades no fortalecimento dos ossos.

Será que os exercícios de impacto realmente prejudicam as articulações e ossos? Vamos explorar essa questão e desvendar como a prática regular de atividades físicas pode ser uma aliada crucial na manutenção da saúde óssea.

Qual a importância do exercício físico para a saúde óssea?

Contudo, a melhoria do condicionamento físico geral, por meio de exercícios que enfatizem a força, a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio e a aptidão cardiorrespiratória, podem contribuir para a redução do risco de quedas e fraturas em indivíduos já acometidos pela osteoporose.

O que ajuda a fortalecer os ossos?

Praticar exercícios físicos ajuda a proteger os ossos em qualquer idade. A alimentação deve ser rica em cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros), com baixo consumo de álcool e de bebidas que contenham cafeína (chá preto, café e refrigerantes).

Que tipo de exercício físico estimula a formação óssea?

A velocidade com que você faz os exercícios também influencia: Correr ou fazer exercícios aeróbicos em ritmo acelerado vai fortalecer seus ossos mais do que uma caminhada ou ginástica lenta.

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Como a prática de exercícios físicos auxilia no fortalecimento dos ossos?
Como a prática de exercícios físicos auxilia no fortalecimento dos ossos?

Por que os exercícios são importantes para os ossos?

Um dos efeitos inevitáveis do envelhecimento é a perda gradual da densidade óssea ao longo dos anos. Isso significa que, com o tempo, nossos ossos se tornam mais frágeis, porosos e suscetíveis a fraturas, especialmente em idades mais avançadas. A partir dos 35 anos, essa perda óssea começa a ocorrer, e no caso das mulheres, torna-se ainda mais pronunciada após a menopausa. Após essa fase, o organismo perde cerca de 0,5% da massa óssea anualmente. Se não tomarmos medidas para combater essa perda natural, aumentamos o risco de desenvolver osteoporose na velhice.

Como os exercícios físicos contribuem para ossos mais fortes?

Embora seja verdade que o consumo adequado de cálcio e vitamina D seja fundamental para a saúde óssea, isso por si só não é suficiente para evitar ou reverter a perda de massa óssea. Por muitos anos, acreditou-se que pessoas com osteoporose ou risco de fraturas ósseas deveriam evitar atividades físicas para prevenir lesões. No entanto, essa ideia foi desmentida ao longo do tempo, à medida que estudos científicos revelaram que a prática regular de exercícios, na verdade, promove o fortalecimento dos ossos e das articulações.

Nosso esqueleto, embora rígido, é uma estrutura viva, composta por células que estão constantemente se renovando. As células conhecidas como osteoblastos são responsáveis pela produção de tecido ósseo. Quando essas células são estimuladas, ou seja, quando nossos ossos são submetidos a esforço e pressão, elas aumentam a produção de massa óssea.

Como iniciar um programa de exercícios para fortalecer os ossos?

É importante ressaltar que pessoas com fraturas ou osteoporose não devem se lançar em qualquer atividade física sem orientação adequada. Atividades de impacto moderado, como caminhadas, danças e musculação, são geralmente recomendadas para pessoas com ossos enfraquecidos. Jovens e indivíduos sem lesões pré-existentes podem se envolver em atividades mais intensas como medida preventiva contra a perda óssea. Em ambos os casos, a supervisão de um profissional de educação física é essencial para garantir a segurança e eficácia do programa de exercícios.

Agora que desmistificamos a ideia de que exercícios são prejudiciais para a saúde dos ossos, é crucial discernir informações de fontes confiáveis. No mundo do fitness e bem-estar, muitos mitos persistem, e a desinformação pode prejudicar nossas escolhas. Portanto, esteja sempre atento e busque orientações confiáveis para manter seus ossos fortes e saudáveis por toda a vida. A prática regular de exercícios é uma ferramenta valiosa na promoção da saúde óssea e geral do corpo.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Como a prática de exercícios físicos auxilia no fortalecimento dos ossos?
Como a prática de exercícios físicos auxilia no fortalecimento dos ossos?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS