HomeAcademiaCOMO A NATAÇÃO PODE AJUDAR A REGULAR O SONO?

COMO A NATAÇÃO PODE AJUDAR A REGULAR O SONO?

O sono desempenha um papel vital na promoção da saúde física e mental. No entanto, muitas pessoas enfrentam desafios relacionados à qualidade do sono, resultando em impactos negativos na concentração, memória e bem-estar emocional.

A prática regular de atividades físicas, especialmente aquelas realizadas na água, como a natação, pode desempenhar um papel fundamental na melhoria do sono.

Neste guia abrangente, exploramos os benefícios terapêuticos da natação e como essa atividade pode contribuir significativamente para a promoção de noites de sono mais tranquilas e reparadoras.

Qual o melhor exercício para melhorar o sono?

A oxigenação ajuda a reduzir as tensões e a ansiedade e promove o relaxamento”, afirma Liege. Por isso, a personal recomenda a prática regular de exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou ciclismo.

Na Pratique, a prática de exercícios aeróbicos é muito comum, comece a se exercitar conosco!

Começar agora
Começar agora

O que a natação estimula?

A natação ajuda a melhorar a postura e coordenação motora, estimula a engatinhar e dar os primeiros passos, promove a socialização e ajuda a evitar a obesidade infantil. Têm vantagens como o fortalecimento da musculatura e flexibilidade. 

A natação na Pratique garante profissionais qualificados para te auxiliar no que é necessário!

Natação
Natação

Quais são os efeitos da natação?

Além do gasto energético que contribui para a perda de peso e a melhora significativa de doenças respiratórias, a natação modifica a musculatura proporcionando a famosa definição corporal. “Na natação, é comum que o atleta tenha ombros largos e braços fortes para poder desenvolver o nado de maneira rápida.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Como a natação pode ajudar a regular o sono?
Como a natação pode ajudar a regular o sono?

Combate à ansiedade e ao estresse!

A ansiedade e o estresse são frequentemente associados a distúrbios do sono, dificultando o relaxamento e a obtenção de um sono profundo. A natação, além de ser um exercício físico que promove o controle da respiração, é uma prática que induz à sensação de relaxamento e calma. A imersão na água e a prática de movimentos suaves contribuem para reduzir a taquicardia e promover um estado de serenidade, o que pode ser benéfico para aliviar os sintomas de ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

A natação tem inúmeros pontos positivos para nossa saúde, na Pratique temos essa modalidade com os melhores profissionais, faça natação na Pratique!

Faça natação na Pratique!
Faça natação na Pratique!

Relaxamento muscular e alívio do estresse!

O estresse crônico pode levar a tensões musculares e contraturas, prejudicando a capacidade de relaxar e adormecer. A natação, por sua vez, é uma atividade física que promove o relaxamento muscular e alivia a tensão acumulada no corpo. A prática regular na água não apenas oferece um efeito calmante, mas também estimula a liberação de endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento profundo. Além disso, a temperatura da água, especialmente em piscinas aquecidas, contribui para o relaxamento dos músculos e a melhoria da circulação sanguínea, criando condições ideais para um sono tranquilo e reparador.

Estímulo à produção de hormônios do bem-estar!

Durante a prática da natação, o corpo estimula a produção de hormônios do prazer, como a endorfina, a serotonina, a ocitocina e a dopamina, que são fundamentais para o equilíbrio emocional e a sensação de felicidade. Esses hormônios, conhecidos por promoverem um estado de tranquilidade e contentamento, podem agir como um poderoso agente indutor do sono. Ao nadar no final da tarde ou no início da noite, é possível estimular a liberação desses hormônios, facilitando a transição para um sono mais profundo e restaurador.

Nadar faz bem para muitas áreas da saúde, por isso, fazer natação na Pratique é importante, comece já!

Natação
Natação

Equilíbrio e bem-estar global!

Além dos benefícios diretos para a qualidade do sono, a natação promove um equilíbrio geral entre o corpo e a mente, proporcionando uma sensação de saúde e vitalidade. Ao integrar a natação como parte de uma rotina de exercícios regulares, é possível alcançar não apenas uma melhoria no sono, mas também uma maior sensação de bem-estar físico e mental, contribuindo para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

A natação se destaca como uma prática terapêutica e revitalizante, capaz de promover não apenas a saúde física, mas também a saúde mental e emocional. Com seus efeitos calmantes e estimulantes, a natação oferece uma solução natural e eficaz para aqueles que buscam melhorar a qualidade do sono e desfrutar de noites tranquilas e revitalizantes. Ao incorporar a natação em sua rotina, você pode experimentar os benefícios transformadores dessa atividade e alcançar um sono mais profundo, restaurador e revigorante.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Unidades mais próximas
Unidades mais próximas
Como a natação pode ajudar a regular o sono!
Como a natação pode ajudar a regular o sono!

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS