Natação idosos benefícios – Descubra-os aqui

0
1636

Como a natação é realizada debaixo d’água, os efeitos da gravidade são reduzidos, e por consequência, o impacto nas articulações é igualmente diminuído. Isso faz com que esse esporte seja especialmente indicado para a prática dos idosos.

Muitos especialistas colocam a natação como uma das atividades físicas mais completas. Principalmente pelo fato de exercitar diversos músculos ao mesmo tempo, além de trazer benefícios cognitivos e interpessoais para seus praticantes.

Tento o impacto nas articulações reduzido, o risco de desgaste e fraturas é significantemente menor do que em outras atividades físicas. Dessa forma, a prática desse esporte é essencial para pessoas que buscar a melhora de problemas ósseos, como a artrose e a osteoporose.

Natação idosos – conheça os principais benefícios

A natação costuma ser muito indicada por médicos com o objetivo de melhorar a condição física do seu paciente, principalmente se estes apresentarem uma idade mais avançada ou possuírem problemas cardiovasculares e respiratórios.

A natação na terceira idade promove mudanças no dia a dia do paciente, que vai muito além do momento da prática. Muitos dos idosos que praticam natação relatam um aumento da disposição para as atividades do cotidiano, entre outros benefícios que figuram este esporte:

  • Melhora na capacidade de raciocínio;
  • Diminuição dos sintomas de doenças cerebrais, como o Alzheimer por exemplo;
  • Melhora na execução de atividades da vida cotidiana que antes se imponham como limitações;
  • Melhora na autoestima e na vida social dos praticantes, o que se faz muito importante nessa fase da vida;
  • Aumento da competência social em estabelecer relações interpessoais;
  • E aumento da autonomia na terceira idade.

O que deve ser evitado na prática de natação para idosos

Segundo a opinião de médico geriatras é importante que os idosos tenham alguns cuidados para que a prática da sua atividade física possa ser executada de forma responsável e sem possíveis prejudiciais à saúde:

  • Até o corpo se habituar, os idosos devem iniciar com leveza suas práticas debaixo d’água.
  • Devido ao fato dos mais velhos estarem mais sujeitos às alterações de sensibilidade e umidade, e também mais sensíveis ao choque térmico, se faz necessário manter a temperatura da água próxima a do corpo;
  • A terceira idade está muito mais sujeita a acidentes de percurso do que o resto das pessoas, sendo assim, é importante ter cuidado ao entrar e sair da piscina para evitar escorregar no piso molhado.

Por que você deve escolher a natação às outras atividades físicas?

As atividades físicas estimulam a renovação dos ossos, combatendo perdas ósseas e possíveis fraturas. Na avaliação de muitos especialistas, a prática de natação na terceira idade é altamente recomendada, devendo ser poupada somente em casos de restrição médica.

Por último, lembre-se que a velhice pode ser muito dolorosa para algumas pessoas, e a prática de atividades físicas, como a natação, pode trazer mudanças significativas na vida dessas pessoas.

Então, o que você está esperando? Se você está chegando na melhor idade, ou conhece alguém que faria bom uso dessas dicas, não deixe de repassá-las para frente.

Caso você tenha interesse em inserir a prática da natação na sua vida, lembre-se que é muito importante procurar um médico para saber ao certo quais são os exercícios físicos indicados para o eu perfil.

Além de muito prazerosa, a natação é capaz de trazer muitos benefícios para a saúde do seu corpo como um todo. Ao proporcionar uma vida mais ativa e feliz ao praticante, esta atividade figura entre as mais recomendadas pelos médicos para o público da terceira idade.

Tão importante quanto os benefícios da natação para os idosos é a pratica correta da atividade. Por isso se faz tão importe a consulta a um profissional antes de iniciar seus treinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here