O dia internacional do idoso, foi instituído pala ONU (Organização das Nações Unidas), no intuito da conscientização populacional sobre os cuidados dos idoso.

Neste 1 de outubro comemoramos O dia do idoso, contudo, sabemos que não só hoje, mas no constante, temos o dever de cuidar dos idosos.

Idoso: como descrever?

Pessoas com idade avançada, outrossim com vasto conhecimento de vida, com desejo de se sentir útil, por uma sociedade, carente emocional, frágil no aspecto físico. Porem forte em intelectualidade.

Pessoas outrora digno de ficar em casa deitado sem expectativa de novo amanhã.

Terceira idade, experiente, ou mesmo idoso. São descrições de uma mesma categoria de pessoas, contudo fortes e sedentas por um tempo de dedicação, atenção e carinho.

Sendo assim nos conscientizando; no entanto, observamos que a vários estudos direcionados a expectativa de vida dos idosos, demonstram que, com suas experiências de vida, muitos estão se sentindo exclusos pela sociedade.

Dia Internacional do Idoso: Dicas de como a sociedade deve agir

Devemos nos posicionar e auxilia-los em todos os aspectos: emocional, atividades físicas e utilizando de suas experiências e demostrando a importância de seus conhecimentos.

Contudo, proporcionando qualidade de vida, autoestima, e fazendo com que tenham facilidades, mobilidade e acesso ao nosso conhecimento técnico, proporcionando a eles um envelhecimento saudável.

Nesta última década, percebe-se que a terceira idade veem cada vez mais sendo adeptos a atividade física, no entanto, temos que nos conscientizar de suas limitações.

Sabendo que já com a idade, os reflexos, equilíbrio, visão, raciocínio podem estar se diminuindo, vamos ter empatia e nos dispor a suas limitações.

Como auxiliar na inclusão dos idosos?

Mulher, Adulto, Ioga, Zen, Meditar

Vamos separar um tempo para conhecer, as limitações de cada um, assim sendo identificar suas necessidades, contudo individualmente.

Buscar informações relevantes, a acompanhamento médico (geriatra), saúde física e mental… etc.

Contudo, juntamente com a atividade física moderada, alongamento, caminhada, brincadeiras, trabalhar o emocional, etc….

Além disso, trazer o desejo e a necessidade de executar tarefas que antes não lhe eram disponibilizadas.

Terceira idade não é o final, em suma, é o início de uma nova etapa, novos desafios.

 A importância de ter um profissional habilitado

 

Tendo um acompanhamento médico, cuidador com conhecimento técnico em enfermagem, e sobre tudo o apoio dos familiares.

Neste sentido, podemos mudar o futuro de muitos, envelhecimento saudável, com respeito.

Dia Internacional do Idoso: Como envelhecer feliz e saudável, através de uma convivência sadia em sociedade, exemplo: amigos, familiares…etc.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

 

Cuidando do corpo:

Através de uma dieta balanceada e saudável com orientações de nutricionista.

Executando atividades físicas moderadas, acompanhadas por um profissional educador físico (personal trainer).

Sendo assim, a interatividade do idoso, como leituras, conversas em roda de amigos, interação com pessoas de faixa etária de idade diferentes.

Exemplo: crianças, jovens e adultos.

Cuidando da alma, respeitando a ideologia de crenças de cada indivíduo, agindo com respeito e carinho.

Viver bem não é tão complicado!

Só basta ter respeito, dedicação, disponibilização ao seu próprio eu; se dedicando e cuidando de seu corpo, intelecto e alma, com total empatia para com o seu próximo.

Neste dia Internacional do Idoso, nós, da Pratique, oferecemos cuidado e carinho proporcionando atividades físicas que promovam a qualidade de vida do idoso. Conheça nossos programas para esse público.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here