Tudo o que é exagerado acaba prejudicando. Você com certeza já ouviu essa frase e outras parecidas, e quando o assunto é se a musculação dificulta gravidez, essa é uma grande realidade.

Como bem sabemos, fazer atividades físicas durante a gravidez traz inúmeros benefícios para a saúde. Por isso mesmo essa é uma das indicações mais comuns dentro dos consultórios médicos, por exemplo!

Mas, exagerar na malhação pode ser um problema para a mulher que quer engravidar! Isso porque acontecem algumas alterações hormonais e físicas que podem comprometer a concepção.

Mas, por que a musculação dificulta gravidez?

É importante compreender que o corpo humano é uma engrenagem perfeita. É importante que tudo funcione bem para que a saúde seja identificada. No corpo da mulher, um termômetro de saúde é o ciclo menstrual!

Quando esse sofre alguma alteração brusca, ou não conta com uma regularidade satisfatória, a gravidez pode se tornar mais difícil de acontecer.

Por isso mesmo, o mais comum é que as mulheres tratem primeiro quaisquer disfunções menstruais antes de tentarem a concepção. Acontece que a prática de exercícios de maneira exagerada pode comprometer o fluxo menstrual.

Consequentemente, as pessoas dizem que a musculação dificulta gravidez. Mas, não é bem assim! O que faz com que mulher tenha maior dificuldade em engravidar é o exagero nas atividades e a prática de muita força nos exercícios.

Você não precisa parar de se exercitar porque pretende engravidar!

Seria um erro dizer que a musculação dificulta gravidez! O que acontece é que, mulheres que querem engravidar devem colocar o pé no freio e diminuir a frequência e o peso dos exercícios. De nenhuma maneira você deve abandonar completamente a sua rotina de atividades!

Muito pelo contrário! Como bem sabemos, praticar atividades físicas durante a gravidez pode ser muito benéfico para o corpo e bem-estar feminino. na verdade, os exercícios físicos são indicados para qualquer pessoa, em qualquer idade ou circunstância.

Exceto casos muito pontuais, onde o médico solicitar repouso total, a maioria das mulheres que querem engravidar ou já estão gravidas voltam para casa com uma orientação médica de praticar alguma atividade física.

Isso prova que a ideia de que “musculação dificulta gravidez” é um mito. Tudo o que você precisa fazer é aprender a dosar a carga e a quantidade de exercícios que realiza diariamente.

Diminua a frequência e o tempo de academia!

Se você já está acostumada a se exercitar, e agora que entrar em uma nova aventura e pretende engravidar, a nossa dica é: diminua a sua frequência e a tempo de academia. Se você vai todos os dias, o ideal é cair para 3 vezes semanais.

As atividades podem durar uma média de 30 ou 40 minutos. Nada muito cansativo, ou que te deixe completamente esgotada. E definitivamente, evite exercícios do tipo “alta intensidade”.

  • Use o seu corpo como termômetro:

Se você malha há muitos anos com certeza sabe como o seu corpo funciona. Comece a perceber o seu ciclo menstrual, e descubra se ele está regularizado, ou se tem apresentado falhas e períodos de inatividade.

Caso perceba esse problema, procure um médico para lhe orientar! |Na maioria das vezes essa questão precisa ser previamente organizada para que você tenha sucesso na sua busca por uma gestação.

Engravidei, e agora?

Você conseguiu engravidar! Então, o ritmo na academia deve se manter mais ameno. Caso o seu médico oriente, as atividades devem ser completamente pausadas. Mas tenha em mente que o seu corpo agora tem outras demandas!

Dizer que a musculação dificulta gravidez é um erro. O que dificulta gravidez é a frequência errada de exercícios. Então, aprenda a dosar isso para realizar o sonho de se tornar mãe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here