A natação fortalece as pernas, e além disso, promove uma série de benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. Sendo uma atividade física completa, ela é capaz de trabalhar o corpo todo, em apenas uma aula, deixando o corpo mais bonito e mais saudável.
Como se trata de uma atividade onde as penas precisam ser trabalhadas o tempo todo, a natação alonga as pernas, e as deixa mais fortes. Isso, além de deixa-las mais bonitas, também contribui para que elas tenham mais forças e estejam menos propícias para lesões ou fraturas.
Por que a natação fortalece as pernas?
A natação fortalece as pernas, porque todos os seus movimentos contribuem para isso. Durante a natação, diversos músculos do corpo são trabalhados, e o mais importante é que eles são trabalhados de forma equilibrada, diferente de outros tipos de exercícios.
Isso acontece, porque quando fazermos exercícios debaixo da água, a resistência é maior, do que quando fazemos exercícios fora da água. Desta forma, o musculo principal das pernas é trabalhado, e também os outros músculos, afim de ajudar a vencer a resistência da água.
Conheça os músculos que são trabalhados em cada tipo de nado
Além da natação fortalecer as penas, ela também permite que todos os outros músculos do nosso corpo sejam trabalhados, cada um diante de um nado. São eles:
- Nado crawl; no nado crawl, os principais músculos trabalhados, são glúteos e tríceps. Mas, também são trabalhados o bíceps, quadríceps, peitoral, e os músculos da parte interna das pernas.
- Nado costas; já no nado costas, os músculos trabalhados são os posteriores da coxa, costas, glúteos, panturrilha e o trapézio.
- Nado peito; no nado peito é possível trabalhar bíceps, toda a região do peitoral, os músculos interiores das coxas, e os músculos adutores.
- Nado borboleta; o nado borboleta, consegue trabalhar quase todos os músculos do corpo, principalmente as costas, o trapézio, o peitoral os glúteos e o bíceps.
Como podemos ver, em todos os tipos de nados, os músculos das pernas são trabalhados, de formas diferentes. Por isso, a natação fortalece as pernas.
Veja quais são os benefícios da natação
A natação traz benefícios para as pessoas de todas as idades, além de fortalecer e alongas as pernas. São elas:
- Ajuda na recuperação de diversas lesões musculares;
- Ajuda a aumentar a imunidade e também fortalecer o sistema de defesa do nosso corpo;
- Aumenta o condicionamento físico;
- Trabalha ao mesmo tempo diferentes grupos musculares, aumentando assim o equilíbrio muscular;
- Ajuda a melhorar a circulação sanguínea;
- Ajuda a combater o estresse, a ansiedade, e a depressão, promovendo assim mais qualidade para a saúde mental;
- Melhora a postura corporal;
- Combate as dores musculares e articulares;
- Aumenta a flexibilidade do corpo todo;
- Ajuda a aliviar a tensão muscular;
- Ajuda no processo de emagrecimento, acelerando o metabolismo;
- Melhora a coordenação motora;
- Ajuda na definição e no fortalecimento dos músculos;
- Melhora a autoestima;
- Aumenta a autoconfiança;
- Promove a socialização a interação em grupo;
- Entre outros.
Estas, são os principais benefícios que podem ser obtidos através da natação. Como vimos, ela contribui para o alongamento e fortalecimento das pernas, além de trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde de modo geral.
Sendo assim, a natação fortalece as pernas, as deixando também mais tonificadas. Isso, além de deixa-las mais bonitas, ainda as deixa mais saudáveis e menos propicias para fraturas e lesões. Para o desenvolvimento das crianças e também para o fortalecimento dos idosos, este é um item que podem fazer toda a diferença para a sua saúde e qualidade de vida.