Musculação feminina e masculina: qual a diferença?

0
1696

Em nossa sociedade, o que mais vemos é a distinção entre os sexos, seja na vida pessoa ou na profissional, mas, e na hora de fazer exercícios físicos, essa diferença também existe? Há diferentes maneiras de abordar esse assunto, a musculação entre os sexos é e não é diferente, dependendo do ponto de vista. Entenda a musculação feminina e masculina e qual a diferença entre elas.

Há algum tempo, praticar exercícios físicos com o objetivo de hipertrofia, ou seja, alto ganho de massa muscular e definição dos músculos, era algo procurado apenas por homens, mas isso mudou muito nos últimos tempos.

As mulheres começaram a frequentar as academias e, ultimamente, não é incomum encontrarmos mais mulheres do que homens.

Desde então, a musculação feminina e masculina vem sendo questionada pela diferença entre o biótipo dos sexos.

Qual a diferença entre a musculação feminina e masculina

Temos duas abordagens diferentes sobre o assunto. Por um lado, musculação feminina e masculina são diferentes e por outro não.

Já observou que homens ganham massa muscular mais rápido que mulheres? Isso é uma questão hormonal. Homens têm mais testosterona (hormônio anabólico) e mulheres mais estrogênio (aumenta o depósito de gordura).

Além disso, nas mulheres as quantidades de hormônios variam ao decorrer do mês, o que atrapalha no desenvolvimento dos músculos.

Então, o ganho de massa muscular e hipertrofia tem, sim, diferença entre os sexos. É mais difícil para as mulheres ganhar altas quantidades de massa magra e atingir a hipertrofia.

Porém, quando falamos de treinos e aparelhos, é totalmente possível que a musculação feminina e a masculina sejam iguais, com a mesma ficha de treino, intensidade e repetições.

Por que os exercícios de homens e mulheres são diferentes?

Sempre vemos que os exercícios designados para homens são diferentes dos designados para as mulheres dentro da academia.

Mas isso não se dá por uma questão de capacidade na musculação, mas sim pela preferência dos sexos.

Na grande maioria, mulheres preferem malhar membros inferiores (perna e glúteo) e os homens os superiores (braço e costas).

Mas isso acontece por puro gosto pessoal e, também, por uma questão cultural. É mais “importante” para as mulheres ter a perna definida e para os homens o braço.

Isso não significa que os treinos na musculação feminina e masculina são diferentes por uma questão corporal e estrutural, mas apenas pelo gosto pessoal de cada um.

Essa diferença entre os treinos é tão intrínseca nas academias, tendemos a achar que é pelo biótipo, mas não é.

Benefícios na musculação feminina e masculina

Uma coisa que realmente não tem diferença entre a musculação feminina e masculina são os benefícios que a prática de exercícios físicos traz para o nosso dia a dia.

Confira uma lista com os maiores benefícios da musculação feminina e masculina:

  • Perda de gordura.
  • Ganho de massa magra e definição corporal.
  • Melhora no sistema cardíaco, respiratório e imunitário.
  • Evita doenças como a diabetes e previne doenças cardíacas.
  • Diminuição no nível de estresse.
  • Liberação das endorfinas, o hormônio da felicidade.
  • Confere mais disposição no nosso dia a dia.
  • Acaba com a insônia.
  • Aumenta a autoestima.
  • Melhora a flexibilidade e o equilíbrio.
  • Combate a depressão e ansiedade.
  • Melhora a saúde mental.

Concluindo, a musculação feminina e masculina têm diferenças na questão da produção hormonal e na taxa de ganho de massa muscular, mas a ficha de treino pode ser exatamente igual, a variação vai do gosto pessoal de cada um!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here