Você sabe qual é o objetivo da musculação na adolescência? A musculação é uma atividade física bastante popular e versátil, que pode ser praticada por todos. Diferente de outros esportes, ela não exige uma habilidade específica e isso é um grande atrativo para a atividade.
No entanto, alguns adolescentes se atraem pela musculação não somente por conta disso, mas também porque o seu foco dos exercícios para jovens é emagrecer ou ter o “corpo perfeito”. E é exatamente aí que mor ao problema.
Neste artigo vamos mostrar qual é o objetivo da musculação na adolescência e quais são os seus perigos, mas também como evita-los para se ter uma experiência saudável e conquistar suas ambições.
Qual o objetivo da musculação na adolescência?
O objetivo da musculação na adolescência, na maioria das vezes, está em alcançar o “corpo perfeito”. Na fase da adolescência, passando pela puberdade, muitos jovens são influenciados por essa imagem.
O que acontece, porém, é que o corpo perfeito não existe e, se alguns cuidados não forem tomados, a musculação pode se tornar um verdadeiro perigo para o jovem despreparado.
Por isso, é preciso ter um certo foco em não exagerar no treinamento, buscando sempre a maneira mais saudável de praticar a musculação.
Com isso, o objetivo da musculação na adolescência passa a ser, única e exclusivamente, a manutenção da saúde do organismo, o desenvolvimento adequado do corpo e a melhora na qualidade de vida.
Pois, apesar de muita gente não saber ou discordar, a musculação pode sim ser um grande benefício para jovens e adolescentes, ou até mesmo para crianças mais velhas.
O importante é saber praticar, não exagerar e poder usufruir do seu treinamento com muita maturidade.
Riscos e benefícios da musculação na adolescência
Como explicamos, o objetivo da musculação na adolescência está muito vinculado aos seus efeitos, que podem ser positivos ou negativos. Para ter uma atividade saudável, é preciso tomar alguns cuidados.
Caso eles não sejam tomados, o aluno pode sofrer com diversos perigos, como por exemplo:
- Obsessões;
- Uso de substâncias ilegais;
- Lesões nas articulações e na coluna;
- Estresse do esqueleto;
- Distensões da musculatura;
- Distúrbios alimentares;
- Pressão psicológica;
Caso contrário, quando o treinamento for adequado, ele pode se beneficiar com:
- O aumento da resistência muscular;
- O aumento da flexibilidade, concentração e força;
- A melhora da respiração e da circulação sanguínea;
- A melhora da postura;
- O alívio do estresse;
- O alívio dos sintomas de transtornos psicológicos;
- O aumento do convívio social;
- A possibilidade de ganhar mais amizades;
- O aprendizado sobre superar e vencer desafios;
- O aprendizado sobre os limites do próprio corpo;
- O maior autoconhecimento e autoconfiança;
- A melhora do bem-estar e da qualidade de vida.
Como se prevenir dos riscos e efeitos negativos
Como você pôde ver, existem muito mais benefícios do que riscos para a musculação nessa faixa etária, o que fortalece o objetivo da musculação na adolescência.
Para alcançar os efeitos negativos, o aluno precisa ter os treinos bem monitorados e orientados por um profissional e deve aprender a não exagerar, seguindo com cautela regularidade da atividade, além de respeitar os descansos entre as séries.
Com todos esses cuidados, ele com certeza terá uma boa experiência com a musculação e se livrará dos riscos que ela pode oferecer.
Conclusão
Portanto, a musculação pode ser um benefício ou um perigo para o adolescente, dependendo de como ele agir durante os treinos.
Sendo assim, o objetivo da musculação na adolescência é apenas trazer benefícios, proporcionando para os jovens uma atividade que traga muita resistência e auxilie no seu desenvolvimento ao invés de atrapalhar.