Como retornar aos treinos depois de um tempo sem se exercitar?
Sempre tem muitas pessoas pensando em voltar a treinar, mas temendo não conseguir os mesmos resultados do passado. Outros ainda não têm coragem de recomeçar porque não querem ser desencorajados pelo fato de que pode ser difícil adicionar a atividade física em suas vidas diárias.
Nesse período pós-distanciamento social, é normal ficar um pouco inseguro quanto ao treinamento.
O que acontece se ficar muito tempo sem treinar?
Em um período de 3 meses ou mais de pausa, a falta de exercício costuma afetar o funcionamento do sistema nervoso (é comum que a transmissão de sinais no cérebro fique mais lenta, por exemplo). Além disso, a perda de resistência física fica bastante perceptível por conta do estilo de vida sedentário.
Qual o melhor treino para voltar a treinar?
No momento da volta, você precisa se desprender de como era seu treino antes e aceitar que precisa começar devagar. O treino bastante recomendado para voltar é um treino full body (de corpo inteiro), com pouco volume, realizado três vezes por semana, de forma leve por uma ou duas semanas.
O que acontece quando voltamos a treinar?
A lesão mais comum no período de retorno aos treinos é a distensão muscular. A pessoa acha que pode voltar a treinar como treinava antes e o músculo não aguenta aquela carga e acaba rompendo a musculatura..
Pratique Fitness: Tenha uma vida mais alegre e saudável!
Dicas sobre como voltar a treinar!
- Volte devagar!
Não adianta ser muito duro consigo mesmo, entendeu? Respeite seu corpo e suas adaptações e aumente a intensidade quando sentir que está pronto. Respeite seu período de quietude, seu corpo se adapta novamente e em breve você terá a disposição de antes.
Dependendo do tempo de sua inatividade, o corpo perde não apenas força, mas também flexibilidade. A fraqueza muscular combinada com o encurtamento de fibras pode torná-lo mais propenso a lesões, esse é mais um motivo para recomeçar devagar.
- Cuidado com as cargas e intensidade do treino!
É isso mesmo! Nada de pegar pesado logo de cara. Não adianta querer chegar fazendo a mesma carga e intensidade de antes. Se seu corpo está “destreinado”, vá devagar e sempre procure um professor na sua unidade da Pratique Fitness. Ele pode te ajudar a voltar à academia com mais segurança.
Conheça a academia Pratique Fitness!
- Já treinava antes? Sua melhor amiga é a memória muscular!
Se você possuía uma rotina de treinos e a interrompeu, vai ter uma enorme aliada ao voltar a se exercitar: a memória muscular. A memória muscular será uma grande aliada porque os seus músculos se recordam de toda a sua rotina antes de você parar. Dessa forma, quando você retorna aos treinos, basta manter o foco e respeitar o seu corpo que ele vai recuperar o condicionamento antigo.
- O tal do “Foco, força e fé!” funciona mesmo!
A CONSTÂNCIA é uma palavra mágica, mas que apresenta resultados claros na vida real. Ao voltar aos treinos, é essencial se manter focado. A volta aos treinos é difícil, mas quando adaptamos nosso corpo à rotina, é possível voltar ao ritmo rapidinho.
- Ir sempre no mesmo horário pode ajudar!
Uma excelente estratégia para voltar a academia com disciplina é manter a constância e manter um horário fixo. Isso vai criar uma rotina disciplinar e o seu corpo vai entender que todos os dias naquele horário você vai treinar.
Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!
Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!