Como voltar ao treino após uma lesão?

0
3572

Quem faz atividades físicas está exposto ao risco de sofrer alguma lesão, não necessariamente só quem exercita errado vai se machucar, claro que essa atitude aumenta as probabilidades, mas outros fatores como excesso de treino, falta de sono, repouso insuficiente, alimentação inadequada e ingestão de substâncias dopantes, estão diretamente ligados às lesões musculares.

Interromper atividades físicas por causa de uma lesão muscular é mais comum do que se imagina. Este post te mostrará todo o processo que envolve a lesão até a volta aos treinos. Não deixe de conferir!

É comum se lesionar nos treinos?

As lesões são fatos recorrentes, é importante saber que não é necessário fazer algum exercício em específico para isso acontecer, pois você pode se lesionar ao realizar atividades rotineiras do seu dia a dia.

Quem faz musculação está diretamente exposto ao risco, então é importante conhecer as principais lesões e como tratá-las. Vamos lá!

Tendinite

Essa lesão é caracterizada por uma inflamação do tendão. Normalmente ela pode ocorrer pelo excesso de repetição do mesmo movimento ou pelo excesso de pesos.

Tendinose

Pode ser chamada de tendinite crônica. Apesar de ocorrer danos nos tendões, essa lesão não é caracterizada por inflamação. Ocorrem micro-rupturas no tecido conjuntivo.

Ela pode ser resultado de uma evolução da tendinite, portanto, é preciso ficar bem atento.

Distensão muscular

Essa lesão é devida ao rompimento de fibras musculares. Ela ocorre por causa do estiramento excessivo, contrações musculares rápidas, ou mesmo durante atividades diárias.

A lesão pode ser muito dolorida, pois além de romper fibras musculares, rompem também alguns dos vasos sanguíneos, dando origem a hematomas e inflamações locais.

A distensão muscular pode ser classificada em 3 graus. O primeiro grau é mais comum e é caracterizado por um estiramento da fibra muscular. O grau dois ocorre devido ao rompimento de um grande número de fibras musculares. O terceiro é devido ao rompimento total do músculo.

Contusão muscular

Essa lesão ocorre por alguma pancada ou acidente, gerando então dor, edemas e uma grande rigidez no local. Essa lesão é mais comum em atletas que praticam esportes que tem contato físico direto com outro praticante.

Entorse

É uma lesão dos ligamentos articulares. O principal motivo dessa lesão são os movimentos bruscos.

O que fazer para tratar uma lesão?

Primeiramente o ideal é procurar o médico, porém se o indivíduo julga desnecessário, ele deve se manter em repouso de qualquer atividade que lhe cause dor.

As compressas de gelo são muito utilizadas pelos praticantes de esportes. Esse método é bem eficiente, já que ajuda a diminuir a inflamação e o edema.

As farmácias oferecem pomadas e remédios para ajudar no tratamento das lesões, todavia vale ressaltar que, você deve procurar o médico.

Como voltar ao treino depois de sofrer uma lesão?

Os lesionados ficam ansiosos para o retorno das atividades físicas, contudo, eles devem ter consciência que a lesão deve estar totalmente curada, evitando assim o agravamento do problema.

No momento da volta aos treinos é importante reduzir os pesos e diminuir a intensidade. Essa atitude ajuda na recuperação da lesão, de forma a melhorar os movimentos sem correr o risco de seu reaparecimento.

Se você se lesionou, siga as orientações do texto. Apesar de ser comum, as lesões devem ser levadas muito a sério.

Uma lesão simples, quando não tratada da forma adequada, pode se agravar, tornando-se então um grande problema. Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here