Doenças cardiovasculares e respiratórias matam milhares de pessoas a todo o momento. Por isso, a prática de esportes, como lutar boxe, pode ser uma das maneiras de se evitar esse tipo de problema.
O boxe é um dos esportes mais completos quando se trata de evitar problemas respiratórios, trazendo benefícios para a saúde física e mental.
Sendo assim, esse artigo foi feito para aqueles que querem saber se pessoas com problemas de respiração podem lutar boxe.
Lutar boxe: conheça mais sobre o esporte
Também conhecido como pugilismo, o boxe é um esporte bastante antigo e, por não ser muito popular no Brasil, ainda geram dúvidas e mitos acerca de sua prática.
Existem diversas modalidades, podendo ser praticada por qualquer tipo de pessoa. O cardio boxing, por exemplo, trabalha com alta intensidade e lida diretamente com o sistema cardiorrespiratório.
Por possuir um ritmo frenético, o boxe é o esporte ideal para quem quer tonificar os músculos e fortalecer o sistema respiratório ao mesmo tempo.
Vantagens do boxe na frequência cardíaca
A prática constante do boxe pode trazer diversos benefícios para o corpo, estimulando uma qualidade de vida maior e um grande fortalecimento físico. Confira alguns dos principais benefícios de se lutar boxe:
- Perda de gordura
Por ser um esporte com um intenso treino cardiovascular, o boxe é ideal para pessoas que buscam emagrecer rápido. Uma aula de 60 minutos pode chegar a queimar até 1.000 calorias.
Além disso, lutar boxe faz com que você perca grande parte da gordura visceral, localizada na cintura.
- Diminuição do estresse
A prática do boxe possibilita o afastamento de problemas como o estresse, ansiedade, baixa autoestima, raiva, entre outros.
Por ser praticado geralmente em dupla, também desenvolve o relacionamento social e saudável.
- Evolução do condicionamento físico
O boxe auxilia muito na definição muscular e no ganho de hipertrofia. Além disso, lutadores de boxe praticam muitas atividades aeróbicas, o que otimiza a resistência e saúde do indivíduo.
- Melhoramento da postura
Por estimular todos os grupos musculares do corpo, é nítida a evolução na postura de um praticante de boxe.
Lutar boxe melhora o alinhamento vertebral, trazendo uma maior sustentação ao corpo e aumentando a consciência corporal do lutador.
- Aumento de coordenação motora
Por exigir que o praticante desenvolva golpes rápido de ataque e defesa, o boxe exige uma considerável concentração do lutador.
Portanto, a coordenação motora daqueles que lutam boxe são obviamente muito maiores do que alguém sedentário.
- Evita problemas respiratórios
Como já dito anteriormente, lutar boxe auxilia pessoas que possuem problemas respiratórios e cardiovasculares.
Sua alta intensidade de movimentos (socos, pés, rotações, esquivas) estimulam o sistema cardiovascular, otimizando a respiração do praticante ao mesmo tempo em que fortalece sua resistência.
- Melhora na autoestima
Além das mudanças físicas ao longo do treino, o boxe melhora também o humor das pessoas. Indivíduos que praticam boxe se sentem mais confiantes e disciplinados com a vida.
A prática de exercícios libera endorfinas ,que são os hormônios do bem-estar. Então, não somente o boxe, mas qualquer prática de exercício físico irá te deixar feliz e motivado.
Lutar boxe: vale a pena?
Como foi visto acima, a prática do boxe, além de ser extremamente saudável para o condicionamento físico, também é altamente recomendável para pessoas que sofrem com problemas respiratórios e cardiovasculares.
Por isso tenha sempre em mente a importância de cuidar da saúde e buscar atividades que combinem com seu estilo de vida. Talvez lutar boxe seja o melhor esporte para você!
E então, gostou de saber mais sobre os benefícios de lutar boxe? Aproveite e leia mais artigos disponíveis no blog e não deixe de escrever seu comentário abaixo.