Importância da musculação na gravidez
Você conhece a importância da musculação na gravidez? Treinar durante esse período traz muitos benefícios para a mãe e para o bebê.
Porém, é muito importante obter uma permissão médica antes de fazer isso. Embora essa ideia geralmente seja aceita pelos médicos, iniciar um programa de exercícios intenso não é recomendado.
Além disso, qualquer exercício deve ser descontinuado se houver corrimento sanguinolento da vagina, qualquer fluxo de líquido, inchaço súbito das extremidades, fortes dores de cabeça, tontura ou inchaço e dor nas panturrilhas.
Levando em conta as informações acima, saiba agora qual é a importância da musculação na gravidez e aposte nas dicas abaixo!
Confira a importância da musculação na gravidez
Segundo especialistas, a importância da musculação na gravidez é bastante alta.
– As mulheres grávidas devem treinar 5 dias por semana, em que 3 dias são focados em exercícios leves, é feito 1 dia de cardio e 1 dia de ioga.
-
O programa de treinamento acima oferece o fim de semana livre para que você possa descansar e buscar por outros interesses. A cada 2 ou 3 meses, é recomendado que você tire uma semana inteira de folga.
– Além disso, certifique-se de alterar seu programa de treinamento um pouco a cada duas semanas ou meses.
-
Converse com seu médico o mais rápido possível, para ter certeza de que você está com saúde o suficiente para se exercitar.
-
Além disso, mantenha um registro de treinamento e mostre ao seu médico para ter certeza de que ele aprova o fato de você praticar atividades físicas durante a gestação.
– Inclua seus treinos e sua dieta no seu registro de treinamento. Durante os treinos, anote a que horas você chegou e saiu da academia e todos os exercícios realizados, junto com séries e repetições.
– Em relação à sua dieta, anote tudo o que você comeu, o horário em que você comeu, o número de calorias e quantos gramas de gordura foram ingeridos, carboidratos e proteínas, entre outros.
-
Faça isso diariamente e, quando você der à luz seu bebê, ficará surpresa e orgulhosa de suas realizações.
Alterações cardiovasculares
O corpo feminino passa por uma grande variedade de alterações fisiológicas durante a gravidez e o sistema cardiovascular é afetado tremendamente nesse período.
– O volume de sangue é aumentado em 40-50% e a produção cardíaca aumenta em 30-50%.
– A frequência cardíaca em repouso aumenta em 8 batimentos por minuto durante as primeiras semanas da gravidez.
-
Já a frequência cardíaca em repouso aumenta ainda mais – até 20 batimentos por minuto em 32 semanas. O consumo de oxigênio do corpo feminino é aumentado em 10-20%.
É a fim de manter todas essas alterações equilibradas que se aposta na importância da musculação na gravidez.
Alterações hormonais e metabólicas
Durante a gravidez, há mudanças nos níveis de progesterona, relaxina e estrogênio.
– As alterações nesses hormônios causam um crescimento do útero e também do tecido mamário. Há uma diminuição no tônus do músculo liso, também.
-
As alterações nos hormônios também causam um amolecimento dos ligamentos ao redor das articulações.
Isto é especialmente encontrado em áreas lombo sacrais e pélvicas, que geralmente causam náuseas, vômitos e diminuição do apetite.
Compreendendo a importância da musculação na gravidez, você pode minimizar esses problemas!
Alterações do sistema musculoesquelético
O ganho de peso médio das mulheres durante a gravidez é de 13 kg. Com o ganho de peso em excesso, ocorrem alterações posturais. Eles, por sua vez, criam desequilíbrios musculares.
Conhecer a importância da musculação na gravidez evita o ganho de peso excessivo e permite que você conte com o máximo de saúde possível durante sua gestação! Aposte na prática de exercícios!