Tudo sobre a ginástica de zumba
A ginástica de zumba é um tipo de ginástica que faz parte do mundo fitness e que, hoje em dia, alcança milhares de alunos em todo o Brasil, já que se tornou uma modalidade bastante popular.
No entanto, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é zumba, como ela surgiu, qual a sua história e como são as dinâmicas das aulas na maioria das academias brasileiras.
A questão é que esse é um estilo de dança e ginástica que possui uma origem muito interessante, e que todo mundo que participa do mundo fitness ou gosta desse estilo de atividade deveria conhecer.
O que é ginástica de zumba e como surgiu?
A ginástica de zumba surgiu na Colômbia, por volta de 1990, quando o coreógrafo e bailarino Beto Perez improvisou suas aulas de ginástica com alguns movimentos de dança vindos de uma fita cassete de músicas latinas.
O professor havia esquecido seu material original em casa. No entanto, os movimentos de dança incorporados fizeram tanto sucesso que sua turma cresceu e, em 2001, a zumba chegou até os EUA como uma nova modalidade.
No início, eram usados estilos como salsa, merengue, reggaeton, mambo e samba. Mas, depois de ter circulado por 110 países, a zumba agora traz o pop internacional, funk, hip hop e outros ritmos, principalmente no Brasil.
Tipos existentes de zumba
Conforme a ginástica de zumba foi crescendo e ganhando espaço, as academias começaram a investir em novos estilos de ginástica que seriam variações da zumba original.
O mais interessante é que existe zumba na água, com materiais diferentes e para diversos perfis de alunos. Dessa forma, ela pode agradar a todos, e com certeza você vai encontrar uma modalidade que te atraia. Confira quais são:
-
Zumba Gold
A ginástica de zumba, nessa modalidade, é ensinada para alunos iniciantes, que nunca praticaram zumba ou que possuem algum impedimento como o sedentarismo, a idade avançada, necessidades especiais, etc.
-
Zumba Toning
A zumba toning, por sua vez, é feita para os alunos mais animados. Ela incorpora movimentos e materiais comuns na musculação e os traz para o ambiente da dança latina com muita animação e exercícios aeróbicos.
-
Zumba Aqua
Como o próprio nome diz, a zumba aqua é praticada na água, com alguns dos princípios utilizados na hidroginástica. Ela é perfeita para alunos que precisam de uma atividade de baixo impacto, por conta de problemas que os fragilizam.
-
Zumba Tomic
Essa é a ginástica de zumba própria para crianças de 8 a 12 anos. Ela acaba resultando em um estilo ainda mais lúdico e alegre, pois utiliza jogos e ritmos infantis para melhorar a coordenação motora e ajudar as crianças a ter gosto pela vida saudável.
-
Zumba no Circuito
Esse estilo de zumba é mais dinâmico e tem aulas de menor duração. Ele é completamente focado para emagrecer, usando os circuitos para acelerar o treino.
-
Zumba Step
Voltado para ajudar os alunos a ganharem músculos na região dos glúteos e panturrilhas, o step trabalha com degraus e cadeiras para fortalecer essas regiões.
Por que praticar zumba?
Praticar a ginástica de zumba pode te trazer inúmeros benefícios, principalmente quando se possui dedicação aos treinos, fazendo aulas regulares e unindo a atividade com uma alimentação balanceada.
A zumba pode te ajudar a emagrecer, perder muitas calorias, fortalecer os músculos e o coração, melhorar a respiração, eliminar toxinas, elevar o seu astral e bom humor, além de proporcionar muita diversão durante as aulas.
Portanto, a ginástica de zumba é uma ótima opção para quem procura manter uma atividade física regular e precisa de uma motivação mais lúdica para treinar e alcançar seus objetivos.