Qual a importância da musculação na gravidez?
Saber qual a importância da musculação na gravidez pode ser o primeiro passo para que você consiga escolher a atividade perfeita para esse período. Afinal, embora a gestação seja um período natural do corpo feminino, demanda um pouco mais de atenção!
Praticar musculação com frequência pode trazer uma série de benefícios para o corpo humano. O mais comum é que as pessoas busquem essa atividade quando querem conquistar um corpo mais forte e tonificado.
Mas, existem outras vantagens, inclusive em fazer atividades físicas durante a gravidez! Com certeza a musculação pode ser uma boa escolha, mas você precisa entender que a cautela e atenção devem ser regras na hora de se exercitar!
Importância da musculação na gravidez – saiba mais sobre isso!
É muito comum que as mulheres grávidas saiam dos consultórios de seus médicos com uma orientação simples: exercite-se! A menos que haja qualquer complicação na gravidez, esse costuma ser um conselho padrão por parte dos profissionais.
A importância da musculação na gravidez entra justamente aqui! estamos falando de uma atividade que é capaz de oferecer uma série de benefícios para o corpo humano, sobretudo quando se trata de uma mulher em período gestacional. Alguns dos benefícios básicos dessa atividade são os seguintes:
-
Ajuda na prevenção de osteoporose;
-
Fortalece o corpo e promove a prevenção de lesões;
-
Auxilia na diminuição da gordura corporal e controle do peso;
-
Melhora do sistema cardiovascular;
-
Melhora do sistema respiratório;
-
Promove a prevenção a hipertensão arterial e diabetes;
-
Melhora do condicionamento físico;
-
Tonificação muscular.
Talvez você esteja se perguntando: mas quais são as vantagens desses resultados para a mulher grávida? São muitas! E vamos detalhar um pouco isso a seguir!
Ajude o seu corpo a se preparar para o parto!
Fazer atividades físicas durante a gravidez é importantíssimo! Entenda que o seu corpo está passando por uma série de mudanças bruscas, e quanto mais você ajuda para que ele se mantenha saudável, melhor!
A musculação contribui para que a mulher fortaleça a musculatura ao mesmo tempo em que exercita e melhora o alongamento pélvico – o que ajuda muito no parto. Também existem exercícios voltados para correção postural e diminuição das dores do corpo.
Outro ponto de importância da musculação na gravidez é com relação a circulação sanguínea. Muitas mulheres ficam com a circulação comprometida durante esses meses, e a musculação pode contribuir com a melhora disso.
Cuidados mais do que especiais na hora de malhar!
Agora que você já sabe qual é a importância da musculação na gravidez, é hora de falarmos sobre um assunto mais do que necessário: os cuidados básicos que você precisa ter para se manter segura durante as atividades físicas!
- Pesos e cargas:
Para começar, os pesos e cargas dos aparelhos de musculação precisam ser devidamente dosados. Quando falamos sobre a importância da musculação na gravidez, esse é um ponto que merece destaque!
A mulher grávida não deve se submeter a atividades de alto impacto e também não deve carregar cargas excessivas de peso. Isso acaba causando uma contração abdominal que pode ser prejudicial.
Prefira malhar com acompanhamento profissional!
Uma dica importantíssima que podemos lhe dar é que você precisa malhar com acompanhamento de um profissional qualificado. Fazer atividades físicas durante a gravidez é realmente muito importante, mas não deve ser um risco pata você!
Por isso, a primeira coisa a fazer é conversar com o seu médico sobre a possibilidade de se exercitar e a importância da musculação na gravidez. Em seguida, procure por uma academia de qualidade e busque por profissionais adequados para lhe acompanhar nesse momento tão importante da sua vida.