Exercícios de musculação na adolescência

0
129

É muito comum adquirir um certo interesse pela academia quando ainda se é jovem. Só que é muito importante saber quais são os exercícios de musculação na adolescência recomendados, para não correr riscos.

Quando feita de forma correta e monitorada, a musculação pode ser uma ótima atividade para jovens, principalmente porque parece ser o único tipo de exercício físico que atrai os adolescentes nessa idade.

Por isso, para escapar do sedentarismo e ter uma boa experiência com a academia, é preciso conhecer os exercícios de musculação na adolescência e tomar alguns cuidados. Continue lendo e descubra mais sobre esse assunto!

Quais são os exercícios de musculação na adolescência recomendados

Fazer musculação durante a época de adolescente não é tão simples, pois não é tudo que é permitido durante o treino. Alguns aparelhos são perigosos de mais e algumas atividades precisam ser simplificadas.

Por isso, ter ao seu lado um treinador ou profissional de educação física preparado para dar exercícios de musculação na adolescência é essencial. Veja, a seguir, alguns dos exercícios mais recomendados para os jovens:

  • Peitoral – os melhores exercícios de peitoral para adolescentes são: supino reto, supino inclinado, afundo de peito, supino com halteres, supino inclinado com halteres e flyes;
  • Costas – os melhores exercícios de costas para adolescentes são: levantamento terra, remada com barra, remada com halteres, pull up e puxada frente;
  • Ombros – os melhores exercícios de ombros para adolescentes são: desenvolvimento militar, desenvolvimento sentado com barra, desenvolvimento sentado com halteres, arnold press, elevação lateral, crucifixo inclinado com halteres;
  • Quadríceps – os melhores exercícios de quadríceps para adolescentes são: agachamento, leg press, avanço, agachamento búlgaro, agachamentos sumô;
  • Isquiotibiais – os melhores exercícios para isquiotibiais para adolescentes são: levantamento terra, good morning, flexão de perna;
  • Tríceps – os melhores exercícios para tríceps para adolescentes são: supino fechado, mergulho no banco, extensões de tríceps, rosca testa;
  • Bíceps – os melhores exercícios para bíceps para adolescentes são: chin ups, rosca direta com halteres, rosca martelo, rosca direta na barra W;
  • Trapézio – os melhores exercícios para trapézio para adolescentes são: remada alta, encolhimento com barra, encolhimento com halteres.

Cuidados com a musculação na adolescência

Praticar exercícios de musculação na adolescência pode ser algo bastante saudável, quando feito da forma certa.

Acontece que, ao praticar a musculação exagerada ou sem supervisão e um plano de treino eficiente, o adolescente pode acabar provocando lesões e um estresse ao seu esqueleto.

Esse tipo de coisa é irreversível e pode atrapalhar o desenvolvimento do organismo e o crescimento do indivíduo que ainda está na puberdade, ou seja, fase de crescimento e formação.

Para evitar esse tipo de risco, o ideal é ter um treinador sempre atento acompanhando o treino e não ultrapassar uma hora consecutiva de exercícios. Saber dosar e fazer um treino consciente é essencial para ter exercícios de musculação na adolescência saudáveis.

Outro risco ao qual o adolescente está exposto é à influência e pressão estética. Se ele entrou na academia com a intenção de emagrecer, ganhar músculos ou transformar seu corpo de alguma forma, ele pode acabar exagerando.

Mais uma vez, o ideal é ter um plano de treino com o planejamento certo e seguir à risca as orientações do treinador, tendo sempre em mente que a saúde vem antes da estética, ainda mais quando se trata da musculação.

Conclusão

Podemos concluir que a musculação na adolescência, bem como outra atividade para jovens que exija tanto do corpo, é muito saudável, mas precisa de supervisão e consciência para dar certo.

Portanto, não deixe de tomar os cuidados e praticar apenas os exercícios de musculação na adolescência que foram recomendados pelo treinador ou profissional de educação física.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here