Como a natação para bebê com bronquite pode ajudar?
Você sabia que uma das formas de combater problemas respiratórios em crianças e bebês é através das aulas de natação para bebê com bronquite? Os esportes aquáticos são a maneira mais eficaz para ajudar nessa situação.
Isso porque a água ajuda a criar resistência e a natação é uma ótima atividade para adquirir a habilidade de controlar a respiração. Por isso, se o seu bebê sofre com algum problema relacionado ao sistema respiratório, essa pode ser a sua solução.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber com mais detalhes sobre como a natação pode ajudar um bebê com bronquite, não deixe de acompanhar a leitura e descobrir todos os benefícios da natação para o seu bebê!
Como funciona a natação para bebê com bronquite?
A natação para bebê com bronquite é uma solução para quem sofre com problemas respiratórios já na primeira infância. Na realidade, não importa qual seja a sua idade, esportes sempre podem ajudar, e a natação é o mais benéfico para esse problema.
Acontece que, quando estamos na água, o fluxo de oxigênio aumenta, já que as propriedades vasodilatadoras da água facilitam a entrada de ar pelas vias aéreas.
Além disso, quando respiramos, a pressão da água obriga o tórax a forçar os músculos inspiratórios para pegar mais ar, uma vez que a própria pressão e dilatação torácica é dificultada em meio aquático.
Unindo todos esses fatores, a natação para bebê com bronquite, e como exercício aeróbico, “treina” a respiração do aluno e faz com que ele acabe melhorando a bronquite, asma ou qualquer outro problema respiratório desse tipo.
Quais os outros benefícios da natação?
A natação para bebê com bronquite pode ser a solução ideal, não só porque melhora o controle da respiração e ativa a circulação sanguínea, mas porque com ela existe também um conjunto de benefícios que a criança ganha durante as aulas.
Veja, a seguir, quais são os principais benefícios da natação para bebês, sejam eles com ou sem bronquite. Confira:
- Melhora a coordenação motora;
- Ajuda a desenvolver força e resistência muscular;
- Trabalha os músculos do abdômen, ajudando também na postura;
- Estimula o gosto pelo esporte, evitando que o bebê se torne um adulto sedentário no futuro;
- Fortalece o vínculo entre a mãe e a criança, já que, dependendo da idade, é necessário acompanhar o bebê dentro da água;
- Ajuda o bebê a adquirir confiança e proporciona liberdade, já que na água seus movimentos são mais livres;
- Estimula a imaginação e criatividade, por causa das brincadeiras durante as aulas e os materiais usados para nadar;
- Estimula ainda a socialização da criança com os outros alunos, promovendo interação social entre eles, amizade, confiança, respeito e também atividades em grupo durante as aulas;
- Previne não somente as doenças respiratórias, como problemas na circulação, nas articulações, na densidade óssea, na musculatura ou qualquer outro sistema do corpo que necessite de resistência;
- Melhora o estresse, a ansiedade e o mau humor, fazendo com que o bebê se sinta mais confortável, além de ajudar os pais a controlarem seu sono e alimentação com maior facilidade.
A natação pode ser indicada como um tratamento?
A natação para bebê com bronquite não é necessariamente um tratamento. Na realidade, o ideal é que ela seja unida ao acompanhamento médico e possa fazer parte de outro tratamento, para complementá-lo.
Mas como, na maioria dos casos, o único tratamento para bronquite é feito à base de remédios, é possível que a natação o substitua com o avançar do desenvolvimento do aluno durante as aulas.
Portanto, a natação para bebê com bronquite pode ser extremamente benéfica e ajudar a resolver o problema.