Nas origens do Taekwondo local da luta eram as Kwans, academias de artes marciais coreanas, onde a modalidade foi fundada, e passou a ser ensinada para os jovens coreanos, antes de se espalhar pelo mundo.
Hoje em dia, após o Taekwondo ter sido espalhado pelo mundo, os locais onde essa luta é praticada são as academias de artes marciais, que existem na maioria das cidades do Brasil.
Devido a sua popularidade e seu crescimento como esporte olímpico, o Taekwondo é praticado em diversos países, muitos dos quais viraram expoentes do esporte, e conquistam mais medalhas a cada Olimpíada.
Onde encontrar Taekwondo local da luta?
O Taekwondo é um esporte de alta procura no Brasil, atualmente. Nosso país já teve, inclusive, medalhistas olímpicos, como Natalia Falavigna, que levou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Consequentemente, a maioria das cidades brasileiras têm academias que oferecem o ensino da modalidade. É um esporte fácil de se encontrar, e tranquilo para se começar, já que qualquer pessoa saudável pode fazer aulas de Taekwondo.
O Brasil conta também com a sua própria confederação de Taekwondo, a CBTKD, que organiza campeonatos de nível nacional. Cada estado possui também uma federação, que são responsáveis pelas disputas estaduais.
As 8 maiores escolas de Taekwondo no mundo atual
-
Escola Coreana
Lugar onde se fundou o Taekwondo, a coreia continua sendo um dos países mais fortes na modalidade. Conta também com o maior número de medalhas olímpicas, e é a terra natal do considerado melhor taekwondista da atualidade, Kim Tae-Hun.
-
Escola Americana
Os Estados Unidos da América começaram a receber mestres de Taekwondo na década de 1970. Por ser um país grande e muito globalizado, o Taekwondo se desenvolveu muito no país, criando vários lutadores de nível internacional.
-
Escola Britânica
A Grã-Bretanha também acolheu muitos mestres da arte marcial no fim do século XX. Atualmente, o país sempre envia lutadores muito fortes para os campeonatos de que participa. Em 2016, a medalhista de ouro foi a galesa Jade Jones.
-
Escola Portuguesa
Portugal foi um dos primeiros países a receber o Taekwondo. Desde então, a procura pelo esporte tem crescido e, apesar de Portugal não ter nenhum campeão olímpico da modalidade, o Taekwondo é uma das lutas mais famosas no país.
-
Escola Chinesa
Devido à sua proximidade com a Coreia, a China também é um grande expoente do Taekwondo. Somente nos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro, o país levou 2 medalhas de ouro.
-
Escola Azerbaijana
Curiosamente, esse país do sudoeste asiático é muito forte nas competições internacionais de Taekwondo. Nas últimas Olimpíadas, o Azerbaijão levou 3 medalhas, recorde daquele ano entre os países competidores.
-
Escola Tailandesa
Também próxima à Coreia do Sul, a Tailândia é um grande representante do Taekwondo internacional. Apesar de não levar nenhum ouro, o país ganhou 2 medalhas nas últimas olimpíadas.
-
Escola Brasileira
Com a sua maior medalhista, Natália Falavigna, a escola brasileira de Taekwondo também se mostra muito forte. O esporte é bem disseminado pelo país, e a cada ano temos mais atletas de nível competitivo internacional.
Vale a pena procurar um lugar para treinar Taekwondo?
O Taekwondo é um esporte muito rico, que desenvolve várias competências físicas e mentais de quem o pratica. Em adição, traz vários benefícios para a saúde, além de promover a interação social, por ser um esporte praticado em grupo.
Como é um esporte muito praticado ao redor do mundo, não é difícil encontrar uma academia de Taekwondo para começar a treinar, independente da região onde você mora.
Então, se você gostaria de começar a praticar essa modalidade de arte marcial, procure um Taekwondo local da luta, e você não se arrependerá.