Para entender o taekwondo estilos, é preciso entender que existe várias versões dele. Ele é uma das lutas marciais categorias distintas. O taekwondo também pode encontrado escrito como, tae kwon do, ou TKD. É uma arte marcial que originou um esporte de combate.

Nos dias de hoje, é um desporto muito conhecido em todos os continentes. O nome se origina da fusão de três palavras coreanas, Tae (pés), Kwon (mãos) e Do (caminho).

É um esporte de defesa pessoal, que envolve destreza no uso das mãos, punhos, chutes, voadoras, esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços e pés. Hoje em dia, o taekwondo se tornou olímpico e com várias categorias, entenda mais no artigo.

Entenda mais sobre o taekwondo estilos

O taekwondo foi criado pelo general Sul-coreano Choi Hong-hi. Ele fez a junção dos estilos de taekyon com o karate.

Como foi citado, existe o taekwondo estilos, e consequentemente, várias confederações. Os mais praticados são, STF, ITF e WTF.

  • Taekwondo WTF: Estilo Olímpico;

  • Taekwondo ITF: Estilo tradicional / marcial;

  • Taekwondo STF: Estilo americanizado

Agora entenda um pouco mais sobre as federações

  • WTF: World Taekwondo Federation, com sede na Coréia do Sul;

  • ITF: International Taekwondo Federation, com sede no Canadá;

  • STF: Songahm Taekwondo Federation.

O que cada sigla significa?

Agora você já sabe que existe o taekwondo estilos, entenda mais a fundo sobre cada um. Para isso, listamos para você, confira:

  • WTF

Com a mudança do taekwondo para o Canadá, os mestres coreanos acharam que a luta estava perdendo um pouco a sua essência e ficando muito ocidentalizada. Então, criaram a nova federação, WTF.

O que era para ser apenas uma nova federação, acabou se tornando um novo estilo onde se usa mais os pés do que as mãos e é um estilo mais olímpico.

  • ITF

Este foi originalmente criado pelo general Sul-coreano, Choi. Se executa os golpes com as mãos e os pés, igualmente como no karatê.

  • STF

Nele, usa-se pés e mãos junto com a técnica de chão e armas. Em todos os estilos citados se usa armas, só este estilo em especifico, uso delas é maior.

No Brasil, o estilo mais praticado é o WTF, ao menos 80% das academias de taekwondo no país, são do estilo WTF.

A diferença entre os estilos de taekwondo

A grande diferença no taekwondo estilos é na forma de se fazer o poomsaes, que é uma forma para se referir aos estilos marciais coreanos, e também nas regras de disputa dos campeonatos, confira:

  • Taekwondo WTF

De estilo olímpico, dá ênfase para as técnicas de chutes e técnicas de competição. Aqui, também se treina o poomsae.

Neste estilo se trabalha 70% das pernas e 30% dos braços, podendo variar de treinador para treinador, alguns ensinam somente chutes.

  • Taekwondo ITF

Estilo tradicional. É o estilo mais marcial, trabalha um pouco de tudo, técnicas de chutes, braços, sparing, defesa, e até as armas brancas.

Este não é um dos estilos mais populares, porém é o que mais mantém a essência original do taekwondo.

  • Taekwondo STF

Este estilo americanizado é semelhante ao ITF, é como se fosse uma versão mais fraca. O STF costuma ser muito criticado, pois o sparring não é pesado como nos outros estilos, e a firmeza dos movimentos também.

Os poomsaes de todos os estilos de taekwondo são iguais?

Não, os poomsaes ou tuls, são diferentes. Cada estilo de taekwondo possui um estilo poosae, confira:

  • No taekwondo WTF se chama poo se;

  • No taekwondo ITF se chama Túl;

  • No taekwondo STF chama-se fórmula.

Os poomsaes são radicalmente diferentes entre os estilos, no entanto, qualquer praticante de qualquer estilo de taekwondo, reconhecerá os movimentos básicos entre eles.

Agora você sabe tudo sobre taekwondo estilos. Comente o que achou e compartilhe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here