HomeAcademia Pratique FitnessTudo sobre o taekwondo: curiosidades

Tudo sobre o taekwondo: curiosidades

As artes marciais são, de fato, esportes extremamente interessantes. Há muito sobre o que conhecer no taekwondo curiosidades, história, etc. − e você ficará impressionado com essa categoria esportiva secular.

Muitas pessoas acham que karate, Jiu-Jitsu, taekwondo e todas as outras lutas são iguais, mas cada uma possui suas particularidades e características, tornando-se únicas.

Além disso, há muita filosofia por trás de cada luta, ao contrário dos esportes convencionais, como futebol, vôlei, etc. Se você está pensando em começar a praticar taekwondo, aqui você irá conhecer mais sobre essa arte marcial.

Tudo sobre o taekwondo

Saber tudo sobre o taekwondo é um dos maiores incentivos para quem está pensando em se aventurar nesse esporte. As lutas marciais são fascinantes e têm muito o que nos ensinar.

A origem dessa luta não é japonesa ou chinesa, como pensa a maioria das pessoas. O Taekwondo é uma arte sul-coreana, criado pelo general Choi Hong Hi, em 1955.

O nome “taekwondo” significa caminho das mãos e dos pés através da mente. Isso faz referência à filosofia de vida por trás da luta. Se você quer saber tudo sobre o Taekwondo, deve saber que a luta valoriza integridade e respeito.

Atualmente, a luta não pode ser realizada sem os equipamentos de proteção, visando garantir a integridade física de todos os combatentes. É necessário proteção na cabeça, pernas, tórax e região genital.

O Taekwondo faz parte das olimpíadas desde a edição de 2000, antes disso era apenas um esporte de exibição. Em 2016 (na edição dos jogos no Rio) o lutador Maicon Siqueira conquistou a medalha de Bronze para o Brasil.

Curiosidades sobre o Taekwondo

  • O esporte começou tímido no Brasil. Em agosto de 1970 o grão-mestre Sang Min Cho apresentou a arte na cidade de São Paulo. Min Cho foi anunciado pela Federação Internacional de Taekwondo.
  • As disputas são realizas em 3 rounds e cada uma deles possui dois minutos, com um minuto de pausa entre eles.
  • Casos de empate levam a um quarto round de desempate.
  • Em caso de empate no final do 3º round, realiza-se um 4º round de dois minutos de morte súbita.
  • O nome oficial da vestimenta dos lutadores não é kimono, mas, sim, dobok.
  • Os níveis do Taekwondo são divididos no que chamamos de gubs e dans.
  • O Gub é uma faixa colorida, assim como no karatê. São 9 ou 10 faixas coloridas e cada uma delas possui um significado.
  • O Dan é a graduação da faixa preta e esse processo é dividido em outros 10 dans.
  • Para evitar discussões e dúvidas entre os avaliadores e os lutadores, criou-se um sistema eletrônico que consegue detectar os golpes nas áreas pontuáveis.

Como as atividades físicas podem te ajudar

Sabendo tudo sobre o taekwondo, está na hora de entender como essa atividade pode fazer bem para a sua saúde física e saúde mental. Esportes colaboram para a qualidade de vida.

Os treinos de taekwondo não são fáceis, só o aquecimento já fará você suar e queimar bastantes calorias. Consequentemente, as lutas ajudam a perder peso, definem a musculatura, estimulam sistema cardíaco, etc.

Além de todos os benefícios físicos que o taekwondo proporciona, os benefícios à alma são imensuráveis. Entrando em contato com a filosofia por trás da luta você irá aprender muito.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS