Treino de musculação na gravidez

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As mães de primeira viagem podem ficar apreensivas em relação a fazer ou não um treino de musculação na gravidez acompanhado de profissionais, o que pode impedir a manutenção de um estilo de vida ativo.

Segundo especialistas, o exercício de rotina durante a gravidez deve ser incentivado e pode ser muito benéfico para as mães e seus bebês.

Se você está grávida e não se exercitou antes de sua gravidez, deve consultar o seu médico para ver se você deve começar a fazê-lo a fim de ajudar a reduzir os sintomas negativos da gravidez, trabalhar o tônus ​​muscular e também aliviar dores de parto.

O treino de musculação na gravidez é recomendado?

Enquanto o exercício é ideal durante a gravidez, algumas atividades devem ser evitadas, para minimizar danos. Com a aprovação do seu médico, considere alguns dos exercícios seguros descritos abaixo.

– Embora exercícios pré-natais, como a prática da ioga leve e do alongamento sejam geralmente ótimas opções de atividade, existem algumas atividades envolvidas em certos exercícios que você deve ter cuidado ao fazer.

  • Por exemplo, é aconselhável evitar certos aparelhos de musculação. Além disso, é sempre fundamental estar acompanhada de um instrutor qualificado.

– Atividades que envolvem alto risco de queda ou contato físico, alto risco de impactos e movimentos bruscos devem ser evitados após o primeiro trimestre (ou 20 semanas) para evitar possíveis lesões.

– Além disso, é preciso tomar cuidado com atividades em que você se deita de costas: ao fazer isso por um longo período, o peso do útero em crescimento pode restringir a circulação para você e seu bebê.

  • Essas atividades são especialmente proibidas após 20 semanas durante seu treino de musculação na gravidez.

Treino de musculação na gravidez – o que mais evitar

Saltos excessivos ou movimentos abdominais avançados, como os próprios abdominais, elevadores de pernas e alongamentos que podem puxar o abdômen devem ser evitados, bem como os que forçam demais os ligamentos.

Exercícios em ambientes quentes ou úmidos também devem ser feitos com moderação. Eles podem aumentar a temperatura do corpo e fazer com que o sangue seja levado do seu útero para a pele, a fim de resfria-la.

  • Exercícios que restringem sua respiração, como prender a respiração ou se exercitar em uma intensidade muito alta não permitirão que você ou seu bebê tenham o fluxo constante de oxigênio necessário.

Sabendo o que não deve ser feito em um treino de musculação na gravidez, aposte em praticar atividades físicas durante a gestação com segurança através das dicas abaixo.

Exercícios seguros durante a gravidez

O corpo sofre mudanças significativas durante a gravidez, o que significa que você pode fazer exercícios um pouco mais vigorosos no primeiro trimestre que talvez não seja capaz de fazer no terceiro.

– A maioria das mulheres grávidas não gosta de se exercitar com náuseas, fadiga, azia, constipação e outros sintomas da gravidez.

– No entanto, o exercício pode ajudar a reduzir as condições acima e os sintomas ruins do primeiro trimestre. Com a permissão do seu médico, experimente alguns destes exercícios durante o primeiro trimestre:

  • Caminhar ou correr;

  • Natação e hidroginástica;

  • Pilates;

  • Treino de musculação na gravidez leve;

  • Spinning.

Exercícios no segundo trimestre

Os meses de quatro a seis trazem um maior tamanho na barriga e, com isso, você poderá sentir falta de ar e azia.

– Sua náusea e fadiga podem estar até mesmo diminuindo – e você pode sentir que tem mais energia para se exercitar. Mas, à medida que progride na gravidez, é preciso ficar atenta.

  • Recomenda-se que 30 minutos de exercício na maioria – ou em todos os dias da semana – sejam o seu objetivo final.

– Nessa fase, suas atividades devem ser menos intensas do que as dos exercícios feitos no primeiro trimestre.

É uma boa regra geral pensar que se você estiver com falta de ar para manter uma conversa normal durante seu treino de musculação na gravidez, pode ser que você deva desacelerar. Consulte seu médico!

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