HomeAcademia Pratique FitnessPós treino: como me comportar

Pós treino: como me comportar

Tão importante quanto a sessão do treino em si, é o momento pós-treino. Isso porque é nesse período de recuperação e descanso que os músculos se desenvolvem e são preparados para a próxima leva de execução de exercícios puxados que estão por vir.

Por isso, é essencial que os praticantes de atividades físicas também estejam atentos a como se comportar no pós treino, para que não somente consigam alcançar os melhores resultados possíveis, mas também não sofram com dores musculares. Algumas dicas são:

Alongue-se

O desaquecimento traz seu corpo de volta a uma posição de e para diminuir a dor e ajudar a agilizar seu processo de recuperação, você precisa implementar o alongamento isométrico.

Como os músculos ficam mais alongados quando estão quentes, você definitivamente não quer ir direto do treino para uma posição sentada, como em uma mesa ou em um carro.

Respeite o tempo de descanso

Descanso e recuperação é uma parte essencial de qualquer rotina de exercícios. Sua rotina de recuperação após o exercício tem um grande impacto em seus ganhos de condicionamento físico e desempenho esportivo e permite que você treine com muito mais eficiência.

A recuperação após o exercício é essencial para o reparo muscular e tecidual e para a construção de força. Isso é ainda mais crítico depois de uma sessão de treinamento pesado. Descansar e esperar após um treino intenso permite que o processo de reparo e recuperação ocorra em um ritmo natural.

Um músculo precisa de 24 a 48 horas para ser consertado e reconstruído, e o trabalho de novo muito cedo simplesmente leva à quebra do tecido ao invés da construção. Para as rotinas de musculação, nunca trabalhe os mesmos grupos de músculos dois dias seguidos.

Se hidrate

Você perde muito líquido durante o exercício e, idealmente, deve se hidratar durante o exercício, mas beber líquidos após o exercício é uma maneira fácil de aumentar sua recuperação.

A água suporta todas as funções metabólicas e a transferência de nutrientes no corpo e melhora todas as funções corporais. A reposição adequada de líquidos é ainda mais importante para atletas de resistência que perdem grandes quantidades de água durante horas de sudorese.

Coma alimentos saudáveis ​​e apropriados

Depois de esgotar suas reservas de energia com o exercício, você precisa reabastecer se você espera que seu corpo se recupere, conserte os tecidos, fique mais forte e esteja pronto para o próximo desafio.

Isso é ainda mais importante se você estiver realizando exercícios de resistência dia após dia ou tentando construir músculos. Idealmente, você deve tentar comer após o término do treino refeições incluindo algumas proteínas e carboidratos complexos de alta qualidade.

Durma bem

Enquanto você dorme, coisas incríveis estão ocorrendo em seu corpo. O sono ideal é essencial para quem se exercita regularmente. Durante o sono, o organismo produz Hormônio do Crescimento (GH), que é amplamente responsável pelo crescimento e pelo reparo dos tecidos.

Evite o Overtraining

Uma maneira simples de recuperar mais rapidamente é projetar uma rotina de exercícios inteligente em primeiro lugar. Exercícios excessivos, treinos intensos em todas as sessões ou falta de dias de descanso irão limitar seus ganhos de exercícios físicos e prejudicar seus esforços de recuperação.

Cuidados com lesões

Por mais experiente que seja, podem aparecer dores e fraquezas após o treino e devem ser trabalhadas na recuperação.  Um bom aliado é o gelo, que auxilia na recuperação muscular e seu efeito analgésico diminui a dor após as atividades físicas.

Sabendo como se comportar no pós treino você com certeza conseguirá ver resultados mais satisfatórios no seu corpo e no desempenho dos treinos seguintes!

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS