As lutas de boxe, tiveram origem há muitos anos atrás, nas civilizações gregas e romanas. No Brasil, o boxe ganhou força, e fez muitos lutadores campeões. O boxe no Brasil, hoje é referência para muitos países.
Conheça a história do boxe no Brasil
O boxe chegou no brasil no início do século XX, através de imigrantes alemães e italianos, no estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Já a primeira luta de boxe no Brasil, foi no ano de 1913, na cidade de São Paulo.
O primeiro boxeador que teve sucesso no Brasil, foi o Benedito dos Santos, que ficou conhecido como Ditão. No ano de 1923 em suas três primeiras lutas, ele conseguiu ganhar dos seus adversários sem nenhum tipo de dificuldade, levando todos a nocaute ainda no primeiro round.
Após ter feito isso, ele conseguiu uma luta com o campeão mundial da época, e apesar de começar bem a luta vencendo o primeiro round, Ditão foi massacrado, e derrotado, tendo ainda como consequência um derrame, que o fez parar de lutar.
Com isso, o boxe brasileiro foi criticado por profissionais do mundo inteiro tendo uma grande desvalorização deste esporte, que chegou a ser proibido até o ano de 1925.
A volta do boxe no Brasil
Depois da proibição do boxe no Brasil ser revogada, ele pode voltar, voltando a ter lutas em um clube na cidade de São Paulo. Foi aí que a ascensão deste esporte no país começou.
Foi aí que surgiu a criação do ranking, e os primeiros grandes treinadores do país, o que chamou a tenção de atletas que vieram treinar de toda a parte do país e de alguns países.
A profissionalização do boxe no Brasil
No ano de 1932 foi criada a federação de boxe no Brasil, assim, os atletas brasileiros puderam começar a disputar os títulos internacionais. Em 1933 foi a primeira vez que o Brasil participou de um campeonato internacional na Argentina.
Os lutadores da seleção brasileira, eram todos cariocas, isso, porque somente no Rio de Janeiro o boxe era legalizado pela federação.
Já no ano de 1940 foi inaugurado o ginásio do Pacaembu, onde ocorreram diversas e grandes lutas de brasileiros e de estrangeiros de todo o mundo.
Nesta época surgiu o primeiro grande lutador brasileiro, o Zumbanão, que este em seus melhores momentos entre os anos de 1935 até 1950, neste período ele realizou cerca de 140 lutas, e venceu metade delas por nocaute.
O grande momento do boxe no Brasil
O boxe no Brasil teve o seu grande momento no ano de 1950, onde a luta se tornou popular e foram descobertos muitos lutadores excepcionais. Já nas décadas de 1960 e 1970, foi onde a lenda brasileira Éder Jofre, que ficou entre os primeiros lutadores mundiais.
Em 1961, Éder alcançou o 1° lugar na sua categoria, após derrotar um irlandês que ocupava esta posição. Ele conseguiu manter o seu cinturão até o ano 1965, quando foi derrotado por um lutador japonês.
Principais nomes do boxe no Brasil
Depois de Jofre, os boxeadores mais famosos foram:
- Maguila no ano de 1980;
- Popó no ano de 1990;
Atualmente o boxe no Brasil, ainda é reconhecido, e sempre está entre as principais disputas mundiais, incluindo as olimpíadas. Há tempos não temos um grande nome de destaque, como os citados acima, mas ainda assim o esporte continua sendo uma referência.
Sendo assim, pudemos conhecer um pouco mais sobre a história do boxe , e como este esporte cresceu e ganhou força, mesmo diante de diversos obstáculos. Atualmente o boxe pode ser praticado por pessoas de todas as idades, que podem encontrar com facilidade, as aulas em diversas academias.