Você sabe onde surgiu o taekwondo e como o esporte se desenvolveu? Ele surgiu na Coréia e significa: a arte de usar os pés e as mãos. Combina práticas vindas da tradição, como defesa pessoal, uso de armas, e junta isso ao esporte, em competições pelo mundo todo.

Pois bem, como toda arte marcial, é preciso de regras e respeitar a disciplina imposta pelo mestre. Além disso, é necessária muita concentração e esforço para aprender os golpes e, ao mesmo tempo, busca o equilíbrio esperado.

Para os iniciantes, pode ser meio duro, mas logo com os treinos e as técnicas repassadas por professores, mestres renomados no esporte, os alunos têm a segurança e a confiança que esperam.

Dicas de Taekwondo para iniciantes

  • Preze pela cordialidade – Todos devem ser tratados da mesma forma, com empatia, respeito e gentileza. Isso é um princípio fundamental de qualquer arte marcial.
  • Honestidade acima de tudo – Nunca seja desonesto com os seus adversários, seja transparente e verdadeiro em qualquer situação.
  • A perseverança é essencial – Um bom lutador é aquele que deixa a arrogância e a soberba de lado e aprende com o seu oponente como lidar com o próximo.
  • Treine sempre – Não desista nunca dos seus ideais e de se aperfeiçoar cada vez mais. Estude sempre que puder sobre o esporte e mantenha-se atualizado com o que anda acontecendo com quem pratica o Taekwondo.

Essa são algumas dicas importantes para quem está pensando em fazer aulas dessa atividade física tão regrada e que fornece autoconfiança com o passar do tempo. Não desista logo no começo, com as repetições, você vai conseguir um bom resultado.

Tome cuidado e escolha uma boa academia para treinar

Antes d tudo, pesquise bem o lugar que você pode aprender de maneira segura, com bons colegas e um horário sem muitas complicações. Observe também se existe um corpo médico na academia, para fazer as avaliações regulares nos atletas.

Mestres de taekwondo existem muitos por aí, mas procure saber se o seu professor tem nome na luta, se tem algum título e principalmente, se tem como te apresentar para outros contatos, caso você queira seguir a profissão de lutador na área.

Lembre-se que o taekwondo pode ser praticado por homens e mulheres e que todos merecem ser bem tratados nos treinos. Aproveite as competições para conhecer gente de fora, fazer parcerias com outros atletas.

Não deixe de participar dos torneios, isso é importante para a sua visibilidade. Caso o taekwondo seja um hobby para você, não tem problema, use-o para relaxar, estar com as pessoas e extravasar os problemas do dia a dia.

Valorize a sua técnica ao máximo, sem pecar pela arrogância, é claro. Motive-se com o que aprendeu e com que ainda vai descobrir nesse meio da luta. A interação com as outras pessoas vão te trazer mais confiança em si mesmo e um bem-estar oriundo de uma disposição boa.

Sim, as artes márcias são paixões, que muitas vezes nós lidamos pela vida toda e até passamos como herança para nossos filhos e netos. O taekwondo, assim como outras artes milenares, é um exemplo de superação, inclusive de si mesmo e o amadurecimento do lidar com o outro.

Quer saber mais sobre a técnica do taekwondo? Assista uma aula na Pratique Fitness e saia de lá querendo ser mais um aluno disposto a enfrentar seus limites e ganhar mais autoestima e condicionamento físico, com uma saúde preservada e bem cuidada.  | Blog Pratique Fitnesshttps://pratiquefitness.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here