Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

Em primeiro lugar, você sabe o que é escoliose? Ela é marcada por uma complicação que pode acontecer, geralmente na fase de crescimento das crianças, na qual a coluna vertebral forma um “s” ou um “c” para direita ou para a esquerda. Mas qual o exercício mais indicado para quem tem escoliose?

Bom, na verdade, não existe um exercício apenas, mas uma série de atividades que podem ajudar na situação. Atividades como pilates e natação, são as mais indicadas para a maioria dos casos.

Lembrando que, o mais confiável é você pedir indicação do seu médico e a orientação de um profissional de educação física, ou um personal trainer, que te auxilie nos treinos na academia ou em aulas particulares.Qual o Exercício mais Indicado Para Quem Tem Escoliose?

Alguns exercícios que são indicados para a escoliose

Podemos citar aqui esportes e atividades físicas que podem ser ideais para ajudar na correção da escoliose ou a diminuição das dores.

– O pilates, ao trabalhar com um elemento que é a bola, tem uma base boa para a movimentação e alongamento da coluna, além de fortalecer músculos e articulações.

– A natação tem um poder de alongamento e de baixo impacto, fundamental para quem quer tratar a curva da coluna. Se tivéssemos que eleger um campeão, certamente seria a natação, o exercício mais indicado para quem tem escoliose.

– A ioga traz relaxamento, concentração e também alongamentos. Não tendo movimentos bruscos, ela pode ser uma boa aliada contra as dores.

– A hidroginástica trabalha bastante os músculos, ossos e articulações, inclusive a parte das costas, que é onde está o problema. Também por ser na água, isso ajuda muito para se exercitar melhor, sem dores.

Esses são alguns exemplos que podem servir como grandes amigos para você se entender com o seu corpo, de uma vez por todas, e mostrar para ele que você pode ser cuidar e se exercitar ao mesmo tempo.

Esportes não indicados para quem tem escoliose?

Os exercícios e esportes unilaterais, como boxe, tênis e handebol, que usa um lado só do corpo, podem piorar a sua situação, ao invés de te ajudar. Então evite ao máximo esse tipo de atividade

Uma dica dada pelos médicos é sempre trocar de lado quando fizer esses esportes, ou alterná-los com outras atividades de menos impacto e mais livres, como corrida, caminhada e outras.

Também é preciso prestar a atenção no lugar onde se está praticando algo, principalmente se o terreno em questão, for acidentado e possa causar traumas na coluna e esses forem à região onde se encontra o problema.

E se você é daquelas pessoas que adoram musculação, cuidado! Pode ser feita, mas com ressalvas, sendo que é bom ser acompanhada por profissionais especializados em desvios de coluna e com avaliações periódicas para saber como está a extensão do caso.

Por isso é tão importante saber o exercício mais indicado para quem tem escoliose. Não se pode ser desleixado com o problema, que pode levar a um caso sério e ser até caso de cirurgia. Ou seja, a pessoa deve ter o máximo de controle e saber até onde vai os limites para não ter dores.

A Pratique Fitness oferece algumas modalidades que falamos aqui. Os equipamentos e as aulas são todas orientadas com o máximo de atenção e com avaliações médicas recorrentes. Quer saber mais sobre exercício mais indicado para quem tem escoliose? Entra no site da franquia e descubra o seu! https://pratiquefitness.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here