Saiba como as atividades físicas te ajudam a parar de fumar

1
1237

Parar de fumar é um requisito básico para quem pretende ter uma vida saudável. O consumo de cigarro está associado às mais diversas doenças, dentre elas o câncer, fora os efeitos nocivos como o envelhecimento precoce, a fadiga, debilitação da memória, dentre outras questões.

Todavia, assim como se conhece os malefícios do cigarro para saúde, sabe-se também que deixar de fumar não é uma tarefa fácil! É preciso disciplina e abertura para utilizar todos os recursos disponíveis no combate ao vício. A prática de atividades físicas é um desses recursos que podem funcionar como aliados para parar de fumar e também manter a decisão.

O que dizem as pesquisas?

Segundo a revista Hypescience, um estudo realizado com mais de 400.000 pessoas durante o período de doze anos identificou que fumantes ativos que se exercitavam apresentavam 55% a mais de propensão a parar de fumar, além de todos os outros benefícios que as atividades físicas traziam à sua saúde em detrimento dos malefícios do cigarro. As recaídas também apresentaram redução de 43% de probabilidade.

Além disso, a realização de exercícios físicos pode auxiliar na recuperação de alguns efeitos nocivos do cigarro para a saúde. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Municipal de Investigação Médica de Barcelona, as atividades físicas estão associadas ao menor declínio das funções pulmonares, diminuindo o risco de doenças nesse órgão em 21%, e atividades aeróbias reduzem em 35% o risco de câncer de pulmão.

Como as atividades físicas ajudam a parar de fumar?

Parar de fumar não é fácil e manter também não. A ansiedade gerada pelo vício é um dos principais problemas para quem toma essa decisão. Nesse sentido, os exercícios físicos são grandes aliados, pois liberam endorfinas, que proporcionam a sensação de prazer. Além disso, a prática de atividades físicas promove melhor respiração e conforto físico quando é regular, enquanto o cigarro faz justamente o contrário, o que torna mais motivador “substituir” as tragadas pelo treino.

Tecnicamente falando, o tabaco faz com que a pressão sanguínea aumente devido a baixa oxigenação das células e inflamações nos alvéolos pulmonares. A prática de exercícios faz o efeito inverso, pois estimula a oxigenação e a ventilação do corpo, resultando na redução da pressão e eliminação de secreções nocivas.

Como praticar exercícios físicos com foco em parar de fumar?

Não existe uma receita única de treinos para parar de fumar. Em primeiro lugar, devido aos efeitos do cigarro, é fundamental que se realize uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios para saber a melhor forma de começar no sentido de intensidade e quantidade de atividades físicas.

Fora isso, o ideal mesmo é buscar uma atividade da qual você goste e com a qual se identifique, pois é isso que mais vai garantir que continue realizando e consiga consolidar uma rotina saudável, evitando que recaídas te façam retornar ao vício do cigarro.

Você já tentou parar de fumar alguma vez? Tentou praticar exercícios como solução? Compartilhe sua experiência nos comentários!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here