A vitamina A é conhecida principalmente pelos benefícios que traz à visão. Mas, saiba que ela é um nutriente fundamental para o corpo por vários outros motivos. Ao ser absorvida pelo organismo, por exemplo, ela auxilia na diferenciação celular, fortalecendo o sistema imunológico também.
Essa vitamina pertence ao grupo de lipossolúveis. É encontrada em alimentos de origem vegetal – na forma de carotenoides – e de origem animal – na forma de retinóides. Veja a seguir outros benefícios e informações sobre a vitamina A.
Auxilia nos resultados da prática de exercícios
A vitamina A é utilizada na síntese das proteínas e na produção de glicogênio. Isso faz com que ela contribua para o crescimento muscular e para a manutenção da energia do corpo, necessários às atividades de alta intensidade.
Faz bem para a pele
Essa vitamina é fundamental para a manutenção da integridade e das funções das células da pele e das mucosas. Além disso, ela tem função antioxidante, o que contribui para a prevenção à acne e retarda o envelhecimento natural.
Ajuda a prevenir infecções
A pele e as mucosas são responsáveis pela primeira defesa do organismo contra infecções das vias respiratórias, sistema urinário e digestivo. Dessa forma, como consequência direta da vitamina na manutenção da integridade das células, ela auxilia a prevenir essas infecções.
Efeito antioxidante
Já mencionamos que a vitamina A tem função antioxidante. E os benefícios dessa função para o corpo não se limitam a retardar o envelhecimento! Ao evitar ações dos radicais livres, ela contribui para o combate à arteriosclerose, tumores, doenças da pele, catarata, entre outros problemas fisiológicos.
Vitamina A na medida certa!
Como sempre acontece na nutrição, o ideal é o equilíbrio, visto que o excesso ou a falta podem causar problemas.
Sua deficiência pode causar o agravamento de infecções simples, como a diarreia, o endurecimento das mucosas do sistema respiratório, urinário e gastrointestinal, estresse, inflamações na pele, ressecamento dos olhos e cegueira noturna. Além do pouco consumo de alimentos ricos na vitamina, sua deficiência pode estar relacionada a interações negativas no organismo que prejudicam a sua absorção, como o excesso de fibras e o abuso de álcool.
Por outro lado, como mencionamos, seu excesso também é prejudicial à saúde. Quantidades altas de vitamina A no organismo podem causar dores nos ossos e articulações. Além de queda de cabelo, ressecamento da pele, tontura e outras reações negativas.
Fique atento!
Alimentos com boa concentração de vitamina A
Para uma dieta equilibrada aposte em alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, proteínas e minerais. Os alimentos com grande concentração de vitamina A são:
Origem animal
- Fígado de boi;
- Queijo;
- Ovo;
- Leite.
Origem vegetal
- Batata doce;
- Manga;
- Mamão;
- Laranja;
- Abóbora;
- Cenoura;
- Brócolis;
- Espinafre;
- Damasco;
- Pêssego.
Óleos
Os óleos de dendê e de buriti também são fontes riquíssimas em pró-vitamina A – variação da vitamina A.
E aí, como está a sua ingestão diária de vitamina A? Além das vitaminas, outro nutriente importantíssimo para o corpo, principalmente para quem pratica exercícios, é a proteína. Quer saber mais sobre ela? Leia também nosso texto: Para que serve a proteína?