Gorduras boas: descubra quais fazem bem para o corpo

5
1397

A palavra “gordura” está associada a uma porção de impressões negativas para as pessoas que buscam por um corpo saudável e boa forma. Porém, a verdade é que ela é necessária para o organismo e para uma nutrição adequada.

Acontece que a gordura é um termo geral, mas existem diferentes tipos de gordura, e algumas delas não só podem como devem ser consumidas por quem preza pela boa saúde, podendo até mesmo auxiliar no processo de emagrecimento.

Essas gorduras são as poli-insaturadas e as monoinsaturadas, popularmente conhecidas como “gorduras boas” e podem ser encontradas nos mais diversos alimentos. Vamos conhecer alguns deles.

1. Oleaginosas

Nozes, amêndoas, castanhas do Pará e pistache são alguns exemplos de oleaginosas. Elas são ricas em Ômega-3 e outros nutrientes benéficos para o corpo, que contribuem para prevenção de doenças cardíacas e diabetes. A versão em pasta ou manteiga das oleaginosas também está liberada!

2. Abacate

Riquíssimo em gordura monoinsaturada, o abacate não deve ser consumido de forma exagerada, se não engorda mesmo. Mas pode e deve ser consumido, inclusive, uma dica é substituir complementos como maionese, manteiga e cream cheese por abacate em suas receitas.

3. Linhaça e Chia

Muito versáteis, estes alimentos são ricos em ômega-3, proteínas, fibras e possuem função antioxidante. Podem ser utilizados para dar um sabor a mais nos iogurtes, saladas e sucos. A linhaça também pode substituir margarina, óleo e ovos em determinadas receitas.

4. Azeite

O azeite é um dos destaques dentre as “gorduras boas”, mas também deve ser consumido com moderação por quem estiver vigiando o peso, devido a quantidade de calorias.

No mais, uma colher de azeite por dia é a porção ideal para aproveitar os benefícios do alimento, que dentre outros, contribui para a prevenção de alguns tipos de câncer, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e controle da pressão arterial.

5. Peixe

O peixe também é um clássico da gordura saudável, por apresentar alta concentração de ômega-3. Alguns peixes indicados são o salmão, a truta, a sardinha, o atum e cavala.

6. Carne de porco

É provável que por essa você não esperava, mas a carne de porco magra também é super benéfica para o organismo. Fonte de ferro, proteína e potássio, essa carne ainda pode prevenir fatores de risco cardiovascular.

7. Chocolate amargo

Além de gostoso, o chocolate faz bem para o humor e para o coração. O cuidado é consumir com moderação e dar preferência para os chocolates que apresentem maior porcentagem de cacau, o que significa também que eles apresentam  menor quantidade de aditivos, como o açúcar.

8. Peito de pato

Para finalizar, nada como acrescentar uma forma exótica de consumir gorduras saudáveis. O peito de pato é rico em gordura monoinsaturada, vitamina B, proteína de qualidade, selênio e dá um ótimo assado!

Vamos combinar que agora você tem uma deliciosa lista para enriquecer a sua dieta com gorduras boas, basta balancear o consumo desses alimentos, afinal, nenhum exagero é bom. Você conhece outros alimentos com gorduras saudáveis? Compartilhe nos comentários e vamos aumentar essa lista!

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here