Está sem tempo de ler? Ouça o post no player abaixo.
________________________________________________________________________
Uma das dúvidas mais frequentes é se quem tem lordose pode frequentar a academia. De forma geral, os exercícios físicos podem ajudar a melhorar essa condição.
A lordose é uma curvatura interna na parte inferior das costas e pode ser causada pela posição inadequada da pelve.
Além disso, ela causa muita dor no pescoço e nas costas, fazendo com que a pessoa necessite buscar ajuda médica para tratá-la. Um desses tratamentos é por meio da atividade física.
Portanto, uma pessoa que sofre de lordose deve procurar uma academia e um especialista que possa indicar quais são os exercícios corretos para ela praticar. Entenda melhor como os exercícios beneficiam essas pessoas!
Mas afinal, quem tem lordose pode frequentar a academia?
O tratamento da lordose deve ser feito com acompanhamento médico, geralmente por meio de fisioterapias e com a prática de atividades físicas como natação, pilates, musculação e alongamentos.
Os objetivos dos exercícios são principalmente o fortalecimento dos glúteos e do abdômen, além de aumentar a mobilidade da coluna.
Portanto, encontrar uma academia que forneça os equipamentos certos e os exercícios corretos são uma maneira muito eficiente de tratar a lordose.
Dicas de exercícios para quem tem lordose
Normalmente, as atividades físicas proporcionam diversos benefícios para o corpo humano, como o alongamento dos músculos, o fortalecimento dos ossos do corpo e a redução dos riscos de lesões.
Sendo assim, procure praticar alguns dos seguintes exercícios para prevenir a lordose:
- Prancha abdominal.
- Subir no banco com 1 perna de cada vez.
- Deitar de barriga para cima, manter as pernas dobradas e forçar a coluna para trás mantendo as costas apoiadas no chão.
Além desses exercícios, a pessoa que sofre de lordose deve procurar por uma atividade física para fortalecer os músculos.
Natação e hidroginástica
Essas duas atividades são bem completas e ótimas para as pessoas que sofrem de lordose, pois são praticadas dentro da água e diminuem a chance de lesão e de impacto.
Além disso, elas são classificadas como completa, pois movimentam boa parte dos músculos do corpo e ajudam a melhorar a postura e a flexibilidade.
Como resultado a prática frequente, esses exercícios promovem uma perda calórica rápida e o relaxamento dos músculos.
- Outros benefícios que envolvem essas atividades são melhorias no sistema cardiovascular e respiratório.
Alongamentos
Os alongamentos ajudam os músculos do corpo a trabalharem com mais eficiência, reduzindo a tensão do movimento.
Além disso, essa atividade previne lesões já que alongam as fibras musculares, fornecendo mais elasticidade e agilidade.
A lordose tem cura?
A lordose que afeta a postura e causa dores na coluna pode ser curada por meio de exercícios posturais e de resistência.
No entanto, quando essa condição possui alterações graves como a distrofia muscular ou síndromes pode ser preciso realizar uma cirurgia na região da coluna, embora esse tratamento possa não solucionar completamente o problema.
Dessa maneira, é possível afirmar que nem sempre a lordose pode existir uma cura, mas para prevenir essa condição é essencial praticar atividades físicas, como as citadas acima.
Conheça a Academia Pratique Fitness!
Contar com uma academia de qualidade é um dos processos importantes para poder tratar da maneira correta as condições como a lordose.
Assim, a Pratique Fitness é uma das redes de academias mais renomadas de Belo Horizonte e fornece equipamentos de qualidade e treinadores profissionais para acompanhar o exercício.
Mas lembre-se, frequente um médico para realizar os exames necessários antes de começar a praticar qualquer exercício físico.
Dessa forma, quem tem lordose pode frequentar a academia e encontrar a solução exata em uma atividade física que fornece benefícios para melhorar essa condição.