HomeAcademiaQUAL É A RELAÇÃO ENTRE OS ESTÍMULOS SONOROS E A PRÁTICA ESPORTIVA?

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE OS ESTÍMULOS SONOROS E A PRÁTICA ESPORTIVA?

A música, ao longo da história, tem exercido um poder singular sobre as emoções e sensações das pessoas, transcendendo barreiras culturais e sociais. A capacidade dos estímulos sonoros de mobilizar o cérebro e desencadear respostas emocionais específicas é inegável, tornando a música uma linguagem universal dos sentimentos.

Este artigo explora a profunda relação entre estímulos sonoros e a prática esportiva, destacando como a música pode ser uma aliada valiosa para atletas em busca de desempenho máximo, concentração e bem-estar emocional.

Qual é a relação entre a música e o esporte?

A utilização da música tem um efeito benéfico em contextos esportivos, através dela pode-se elevar o espírito, aumentar a capacidade de atenção, humor, produção no trabalho e motivação durante a prática das atividades físicas.

Treine na Pratique Fitness com uma música no fone de ouvido e seja feliz!

Começar agora
Começar agora

Como o ritmo está relacionado com as atividades físicas?

organismo está familiarizado com o ritmo, tendo em vista que ele mesmo tem os seus. Consequentemente, se o exercício for conduzido por um ritmo musical, o organismo compreenderá está informação, deixando-se levar pela música, facilitando assim a execução do movimento.

Como a música influencia no treino?

Portanto, conclui-se que a música tem um papel fundamental para praticantes de exercícios físicos na academia e ela estar diretamente relacionada ao aumento da motivação, reduzindo a percepção de dor e contribuindo para a melhora da performance.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Qual é a relação entre os estímulos sonoros e a prática esportiva?
Qual é a relação entre os estímulos sonoros e a prática esportiva?

A força penetrante da música!

No início do século passado, o renomado escritor e estudioso Mário de Andrade já enfatizava o poder dinamogênico da música. Ele reconhecia a capacidade única do som de estimular o movimento e conectar-se com estados específicos de corpo e mente.

A música tem a capacidade de provocar excitação ou relaxamento, influenciar diretamente o ritmo físico e psicológico e ser usada como ferramenta terapêutica. Estudos científicos mostram que a música pode reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de impactar a respiração e os níveis de oxigênio em atletas.

Se quer diminuir seu estresse, coloca seu fone de ouvido e vem se exercitar!

Faça parte da Pratique!
Faça parte da Pratique!

O poder transformador dos estímulos musicais!

A criação de um ambiente sonoro adequado à prática esportiva, alinhado ao ritmo e às demandas do treinamento, pode oferecer aos atletas uma sensação de leveza psicológica e a capacidade de superar o esforço e a fadiga.

Esse “doping musical” é comumente visto em atletas de elite, que utilizam fones de ouvido antes das competições para criar um ambiente psicológico de foco e concentração.

Exemplos Notáveis!

Nas Olimpíadas de Pequim, Michael Phelps aqueceu-se ao som do rap americano, gerando debates sobre como a música pode influenciar o desempenho.

Usain Bolt, o lendário velocista jamaicano, recorre à música para concentração e redução da ansiedade antes das provas.

Maratonas de elite proíbem o uso de dispositivos de áudio durante as corridas devido ao impacto positivo da música, que pode aumentar a resistência psicológica dos corredores.

Trilhas sonoras para a prática esportiva!

O conceito de trilha sonora se traduz em um caminho a ser percorrido, uma indicação de direção. No contexto esportivo, as trilhas sonoras são como guias emocionais e rítmicos para os praticantes. Elas criam um ambiente sonoro que transmite emoções e ideias alinhadas com as intenções criativas de treinadores e atletas.

Anime-se e venha treinar, estamos te esperando!

Começar agora
Começar agora

Impacto no paradigma do treinamento!

Ao adaptar o conceito de trilhas sonoras à prática de atividades físicas, podemos aproveitar o poder ritualístico e coesivo da música para estabelecer um vínculo direto entre a mente do atleta e o ambiente de treinamento. Isso transforma o exercício em uma experiência ampliada, reforçando o elo emotivo entre a mente e o corpo. Ao sincronizar os estímulos sonoros com os ritmos naturais da circulação sanguínea e da respiração, a música pode tornar a atividade física mais agradável e espontânea.

A música é muito mais do que uma trilha sonora de nossas vidas; é uma aliada poderosa na prática esportiva. Seja como um impulsionador emocional, uma ferramenta de concentração ou um meio de combater a ansiedade, a música desempenha um papel fundamental na busca pelo desempenho esportivo ideal.

Através do uso adequado dos estímulos sonoros, os atletas podem alcançar um estado de sincronia perfeita entre corpo e mente, transformando a rotina de treinamento e elevando-a a um novo patamar.

Portanto, na próxima vez que você se preparar para sua prática esportiva, considere escolher a trilha sonora certa para elevar seu desempenho e desfrutar de todos os benefícios emocionais que a música pode oferecer.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Unidades mais próximas
Unidades mais próximas
Qual é a relação entre os estímulos sonoros e a prática esportiva?
Qual é a relação entre os estímulos sonoros e a prática esportiva?

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS