HomeAcademiaQUAIS SÃO AS ATIVIDADES RECREATIVAS RECOMENDADAS PARA IDOSOS?

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES RECREATIVAS RECOMENDADAS PARA IDOSOS?

À medida que a população de idosos cresce no Brasil, a busca por uma terceira idade ativa e saudável torna-se cada vez mais relevante.

Se está a procura de iniciar uma vida feliz e saudável , comece a se exercitar na Pratique!

Iniciar uma vida mais feliz e saudável
Iniciar uma vida mais feliz e saudável

As atividades recreativas para idosos desempenham um papel crucial nesse processo, contribuindo para o bem-estar físico e mental.

Neste artigo, exploraremos a importância dessas atividades e apresentaremos uma variedade de opções para garantir que os anos dourados sejam preenchidos com alegria, vitalidade e realização.

Quais as atividades de recreação para idosos?

Jogos para a mente. Jogos como sudoku, palavras-cruzadas, cartas e afins são alguns exemplos de passatempos que ajudam a manter a mente afiada. Brincadeiras e dinâmicas. Atividades físicas.

O que é recreação para idosos?

A recreação para idosos ajuda no alívio do estresse. No residencial EMADcare são oferecidos exercícios físicos como alongamento, dança, bailes comemorativos e caminhadas ao ar livre. A prática de atividades é benéfica para o corpo.

Atividade física: conheça cinco boas opções para os idosos!

Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.

Aos idosos que precisam praticar exercícios, na Pratique, temos profissionais qualificados para dar suporte para o que precisar!

Vem ser Pratique!
Vem ser Pratique!

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Quais são as atividades recreativas recomendadas para idosos?
Quais são as atividades recreativas recomendadas para idosos?

Por que os idosos devem se engajar em atividades recreativas?

A terceira idade é um período de mudanças graduais no corpo e na mente. A perda de audição, visão, força e tônus muscular, juntamente com movimentos mais lentos, são características comuns do envelhecimento. Embora essas mudanças sejam inevitáveis, a prática de atividades recreativas desempenha um papel fundamental na mitigação de seus efeitos.

As atividades recreativas não apenas exercitam a capacidade motora e outras habilidades físicas, mas também contribuem para a saúde mental, promovem o senso de realização pessoal e elevam a autoestima. Além disso, ajudam a estabelecer uma rotina saudável, proporcionando independência e pertencimento, o que é vital para prevenir ansiedade e depressão.

Para manter uma rotina saudável, tenha uma orientação nutricional no Pratique Nutri!

Pratique Nutri
Pratique Nutri

As melhores atividades recreativas para idosos!

Agora que compreendemos a importância das atividades recreativas, vamos explorar algumas opções que podem trazer diversão e benefícios para a terceira idade:

Jogos para a mente!

Sudoku, palavras-cruzadas, jogos de cartas e outros quebra-cabeças estimulam o raciocínio lógico.

Previnem doenças como ansiedade e depressão, estimulam a memória e a neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de aprender e aprimorar novas habilidades.

Brincadeiras e dinâmicas!

Atividades lúdicas, como xadrez, quebra-cabeças e dinâmicas em grupo, promovem a coordenação motora, estimulam a memória e a socialização. Participar de atividades como leitura, música e contação de histórias cria um ambiente enriquecedor.

Atividades Físicas!

Exercícios físicos regulares trazem uma série de benefícios, incluindo a melhora da força, tônus muscular, equilíbrio, alívio do estresse, relaxamento e aumento da flexibilidade. Optar por atividades prazerosas, como natação, pilates, musculação, danças ou lutas, é fundamental. A diversão deve ser o foco, e adaptações podem ser feitas para evitar acidentes.

As atividades físicas não fazem bem somente para os idosos, faz bem para todos nós… Vem ser Pratique, vem ser feliz!

Eu quero fazer parte da Pratique
Eu quero fazer parte da Pratique

As atividades recreativas são uma peça essencial no quebra-cabeça de uma terceira idade saudável e ativa. Ao abraçar jogos mentais desafiadores, envolver-se em atividades lúdicas e explorar exercícios físicos agradáveis, os idosos podem desfrutar de uma qualidade de vida melhor e mais rica.

A terceira idade é uma oportunidade de descoberta de novas habilidades e gostos, e ficar ativo é a chave para aproveitar ao máximo essa fase da vida. Portanto, não fique parado em casa esperando o tempo passar; escolha uma ou mais atividades recreativas que o divirtam e o mantenham saudável durante esses anos dourados. A vida é feita para ser desfrutada em todas as idades.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!
Quais são as atividades recreativas recomendadas para idosos?
Quais são as atividades recreativas recomendadas para idosos?

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS