O que fazer para evitar a cãibra muscular

0
399

A cãibra muscular é uma contração repentina e involuntária dos músculos que acomete principalmente a parte inferior do corpo, como a panturrilha. Sua causa específica ainda é desconhecida, mas a ocorrência desses espasmos vem sendo associada à falta de preparo físico, desidratação, baixas temperaturas, circulação sanguínea e algumas condições de saúde.

Quem já teve cãibra muscular sabe que ela é acompanhada de uma dor muito intensa e pode ser um pouco assustadora por desestabilizar o movimento da pessoa acometida por ela. Contudo, é possível reduzir as possibilidades de sua ocorrência a partir de algumas medidas alimentares e de hábitos.

Não exija do seu corpo mais do que ele dá conta!

A primeira dica para evitar as temidas cãibras é não exagerar nos exercícios. Mas, o que é exagerar? É ir além do que o seu corpo está preparado para fazer. Se quer intensificar os exercícios, busque por um preparo físico melhor antes, faça tudo gradativamente, assim você evita o superaquecimento dos músculos, que favorece as cãibras. Além disso, alongue-se sempre antes e depois das atividades físicas.

Alimentos que ajudam a evitar a cãibra muscular

Algumas pessoas acreditam que consumir banana ou outros alimentos associados à prevenção da cãibra antes do treino é suficiente, mas elas estão enganadas. A absorção pelo organismo das substâncias que ajudam a evitar esses doloridos espasmos musculares é lenta, portanto, seu consumo deve fazer parte da dieta e não ser esporádico ou apenas antes de praticar os exercícios. De um modo geral, alimentos que são riscos em tiamina, magnésio, sódio, potássio e cálcio são os que auxiliam na prevenção das cãibras musculares, alguns deles são:

Alimentos ricos em tiamina (vitamina B1)

Carne de porco, fígado, atum, aveia, espinafre, couve, feijão, amendoim.

Alimentos ricos em magnésio

Amendoim, gérmen de trigo, amêndoa, avelã, castanha-do-Pará, soja.

Alimentos ricos em sódio

Azeitona, mortadela, presunto, peito de peru defumado, carne seca.

Alimentos ricos em potássio

Abacate, cenoura, chá preto, feijão, amendoim, avelã, banana.

Alimentos ricos em cálcio

Brócolis, flocos de cereais, leite, derivados do leite, couve, gergelim.

A hidratação é fundamental para prevenir a cãibra muscular

Outro hábito importante para quem deseja evitar essas dolorosas contrações musculares é se hidratar. Deve-se beber água durante todo o dia, inclusive durante a prática de exercícios físicos. Além da hidratação com água, é interessante incluí-la também na alimentação, a partir de outras fontes ricas de nutrientes como melancia, laranja, abacaxi, abobrinha e outras.

Diante de cãibras persistentes, consulte um médico

Se você está tomando todos os cuidados e, ainda assim, a ocorrência de cãibras musculares é persistente, a melhor saída é procurar um médico, pois algumas condições fisiológicas, como a anemia, doenças venosas, varizes e outras também podem causá-las.

Essas são algumas medidas que poderão te ajudar a evitar a cãibra muscular. Ainda podemos te auxiliar dizendo o que você pode fazer caso ela ocorra: relaxe, concentre-se no músculo contorcido e massageie o local com movimentos circulares até que a dor passe. Evite forçar o membro, pois isso poderá piorar a situação e prejudicar os seus nervos e músculos.

Quer saber mais sobre como cuidar da saúde dos seus músculos? Então leia o nosso artigo: As vantagens dos exercícios físicos para os músculos e ossos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here