HomeAcademia Pratique FitnessAtividades físicas ajudam no controle do colesterol alto

Atividades físicas ajudam no controle do colesterol alto

Você sabe o que é colesterol? É uma gordura presente em nosso corpo que é responsável por várias funções essenciais, como por exemplo, a formação dos hormônios. Mesmo tendo grande importância no processo de funcionamento do nosso organismo, o seu excesso no sangue pode causar uma série de problemas de saúde. As doenças cardiovasculares são mais propensas para quem tem colesterol alto.

Neste post vamos falar dos sintomas e como as atividades físicas podem ajudar no combate ao colesterol alto. Não deixe de conferir!

Colesterol alto

Por mais que seja prejudicial, o colesterol alto não costuma apresentar sintomas. Esse risco silencioso faz com que as pessoas fiquem mais atentas, sendo que é necessário fazer exames laboratoriais para a constatação do problema.

O excesso de colesterol faz com que se forme no corpo humano uma placa de gordura, que é chamada de ateroma, sendo assim a circulação adequada do sangue é interferida e bem dificultada.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e o colesterol alto está diretamente ligado ao risco de desenvolvimento desse tipo de doença.

O colesterol alto pode ser resultado de vários fatores. Podemos destacar:

  • Consumo em excesso de álcool;
  • Consumo de cigarros;
  • Insuficiência renal;
  • Uso de anabolizantes sem orientações médicas;
  • Histórico familiar;
  • Alimentação inadequada.

Vale ressaltar que indivíduos com histórico familiar devem ter cuidados especiais, uma vez que eles possuem maiores chances de serem afetados pela doença.

O tratamento para o colesterol alto se baseia em alterações alimentares e na prática regular de atividades físicas.

Como as atividades físicas podem ajudar no combate ao colesterol alto?

A prática de atividades físicas influencia diretamente no bem-estar do nosso organismo, como melhora na respiração, na autoestima, no sono e no metabolismo. Sendo assim, além de trazer benefícios, ela previne doenças, como obesidade e o colesterol alto.

O combate ao colesterol alto pode ter efeito imediato, ou em longo prazo, o ideal mesmo é ter persistência na prática das atividades físicas. Esse hábito vai melhorar o nível da taxa do seu colesterol.

Quais os melhores exercícios para a redução do colesterol alto?

  • Caminhada: A facilidade dessa prática de exercício é um diferencial, então você deve adequá-la à sua rotina. O ideal é caminhar 30 minutos no mínimo 3 vezes por semana.
  • Natação e hidroginástica: Fazer exercícios aquáticos reduz os riscos de lesão e ainda proporciona uma maior facilidade na execução dos movimentos. Três vezes por semana é o ideal.
  • Bicicleta: Você pode optar por aulas de spinning, que é uma modalidade das academias com movimentos mais puxados. Essa prática vai acelerar os resultados, quando feita no mínimo duas vezes por semana.

A prática de atividades físicas é ideal para todas as pessoas. Independente se você tem o colesterol alto ou não, comece já a praticar exercícios, pois, assim você terá uma maior qualidade de vida, além de se prevenir contra várias doenças.

Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS