O interesse pelas lutas cresceu muito nos últimos anos, entre homens e mulheres. O boxe, por exemplo, tem sido cada vez mais procurado nas academias, mas, mesmo assim, ainda surgem muitos questionamentos, como “o boxe emagrece”?

Quando falamos que atividades físicas um dos principais motivos que atraem as pessoas a começar na vida fitness é a perda de peso. Por isso, é muito comum que busquem por atividades que proporcionem mais gasto calórico.

No caso do boxe, será que essa luta é uma boa modalidade para quem ter por principal objetivo perder peso? Nesse artigo iremos explicar um pouco mais dos benefícios desse esporte.

Verdade ou mito: o boxe emagrece?

O boxe não é mais um esporte distante que presenciamos apenas nos rinques através das TVs. Cada vez mais presente nas academias, a modalidade ganha novos adeptos a cada dia, mas será que o boxe emagrece?

É normal associarmos a perda de peso às atividades puramente aeróbicas, mas as lutas (incluindo as artes marciais) são atividades que proporcionam alto gasto calórico.

Em uma aula de boxe é possível perder mais de 600 calorias, uma média relativamente alta. É claro que isso depende da intensidade e durabilidade da aula (e também do metabolismo de cada pessoa), mas, de modo geral, emagrece.

Então, sim, o boxe emagrece. Quem pretende começar a praticar essa atividade para perder peso pode ficar tranquilo, porque está no caminho certo.

É recomendada a frequência de duas a três vezes na semana. É interessante intercalar com outras atividades, pois isso intensifica ainda mais o gasto enérgico.

As aulas costumam durar cerca de uma hora e os horários são pré-estabelecidos, ou seja, é preciso alinhar a sua agenda aos horários disponibilizados na academia.

O boxe emagrece, mas quais os outros benefícios?

Emagrecer é apenas um de diversos benefícios do boxe. A prática frequente dessa atividade física faz muito bem à saúde física, mental e emocional. Quer saber mais sobre os seus benefícios?

  • Ganho de massa magra e tonificação muscular

Os treinos de boxe trabalham muito a questão de força. Há a eliminação de gordura e o ganho de massa magra, de forma a tonificar e definir os músculos. É uma ótima atividade para quem deseja um corpo mais definido.

  • Aumenta a coordenação motora

Talvez pareça que essa habilidade não tenha tanto importância, mas estimular a coordenação e os reflexos faz toda a diferença ao avançar da idade.

  • Fortalece o sistema cardiovascular

A maior parte dos óbitos é referente às doenças cardíacas. Praticar atividades físicas faz bem ao coração e é fundamental para ter uma vida saudável e longa.

  • Aumenta a imunidade

Atividades físicas aumentam a imunidade, diminuindo as chances de pegar gripes, infecções e coisas do gênero.

  • Previne colesterol alto e diabetes

Dois problemas muitos recorrentes, o colesterol alto e a diabetes podem ser evitados com a prática de exercícios físicos.

  • Saúde mental

O boxe emagrece e traz muitos benefícios à saúde física, mas, também, traz diversos benefícios à saúde mental. Consegue amenizar sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

Procure por profissionais

As aulas de boxe devem ser conduzidas por professores habilitados e qualificados para tal. Caso contrário os resultados são comprometidos e, também, pode haver risco de lesões e coisas do gênero.

Por isso, é essencial procurar por uma academia que ofereça aula de boxe conduzida por profissionais da área. A Pratique Fitness, por exemplo, conta com uma grande equipe de profissionais.

Agora que você sabe que o boxe emagrece, procure uma unidade mais próxima e marque uma aula experimental para avaliar mais de perto essa atividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here