HomeMusculaçãoMusculação para idosos com osteoporose

Musculação para idosos com osteoporose

A musculação para idosos com osteoporose surgiu como uma nova alternativa de tratamento para essas pessoas. Afinal, a terceira idade é a fase da nossa vida em que começam a surgir diversas dificuldades e limitações do organismo.

Mas quem disse que  isso é motivo para se aposentar da atividade física? Muito pelo contrário, é bom saber que existe uma maneira de manter o corpo e a mente saudáveis, e a musculação pode ser uma opção nesse momento.

No entanto, pouca gente sabe que esse treino pode ser um ótimo tratamento para  a osteoporose, problemas de articulação, fraqueza muscular, dentre outros. É preciso saber melhor como isso funciona!

Como funciona a musculação para idosos com osteoporose?

A musculação para idosos com osteoporose é bastante comum, e inclui os mesmos tipos de treinos que são oferecidos para todos os alunos. Basicamente, o que muda é a intensidade, a repetição e a força que serão utilizadas.

Para uma pessoa na terceira idade que já foi diagnosticada com fraqueza óssea, o ideal é começar com exercícios leves e que respeitem suas limitações. Aos poucos, o aluno poderá ir aumentando a força e a intensidade dos treinos.

Além disso, seja na terceira idade ou em qualquer outra fase da vida, quem pratica musculação precisa se lembrar de seguir uma dieta rica e equilibrada, principalmente antes e depois dos treinos, afim de potencializar e otimizar os resultados.

Benefícios da atividade física na terceira idade

A musculação para idosos com osteoporose não só fortalece os tecidos ósseos, como também pode trazer uma série de outros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente! É incrível o que a atividade física na terceira idade pode fazer.

Por isso, resolvemos listar aqui diversos benefícios que um idoso com vida esportiva ativa pode ganhar para o seu organismo e que vão, com certeza, te convencer a sair do sedentarismo também. Confira:

  • A musculação previne a osteoporose

Esse é o benefício principal e que é parte do tema. Mas, você sabe por que a musculação ajuda com a osteoporose? Ao enrijecer e tonificar os músculos, ela ajuda a fortalecer o tecido ósseo por traz deles, aumentando sua resistência.

  • Os treinos aumentam o ganho de massa magra

A musculação para idosos com osteoporose também ajuda no ganho de massa magra, como para qualquer outra pessoa! Ou seja, dá para envelhecer com um corpo saudável e – pasme – musculoso!

  • A musculação também melhora a pressão arterial e a saúde do coração

Fazer exercícios na terceira idade, principalmente musculação, pode ajudar em diversos problemas que surgem conforme envelhecemos. Assim, dá para cuidar também do equilíbrio da pressão arterial e da saúde do coração!

  • A atividade física melhora a saúde mental

E não é só a saúde do corpo que aumenta, mas sim do organismo todo! Praticar exercícios físicos em qualquer idade melhora o estado mental, pois elimina o estresse, aumenta a socialização e diverte!

Quais outros exercícios ajudam no combate da osteoporose na terceira idade?

Além da musculação para idosos com osteoporose, que já é por si só bastante benéfica e eficaz, também existem outras opções de exercícios e atividades físicas para quem sofre com esse problema na terceira idade.

A hidroginástica, o Pilates e a yoga são alguns exemplos, pois são atividades de baixo impacto, e isso muitas vezes é mais ideal para quem tem osteoporose do que os treinos de choque.

Portanto, a musculação para idosos com osteoporose vale muito a pena, e pode trazer benefícios incríveis para o corpo e para mente. Então, se você está passando para a próxima etapa da vida, não deixe de investir nisso!

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS