Cuidado com as lesões: corra na medida certa

0
197

Quem corre, certamente já sofreu algum tipo de lesão ou alguma dor. Isso é comum, mas com algumas medidas isso pode ser evitado. É importante tomar cuidado com as lesões, e saber correr na medida certa.

As lesões podem aparecer a qualquer momento na vida de quem corre. Isso pode ir de uma lesão leve, até mesmo a lesões mais sérias. Por isso é muito importante tomar alguns cuidados, e saber respeitar os limites do seu corpo.

Pelo menos 8 em cada 10 pessoas que correm, já sofreram algum tipo de lesão. Essas mudanças podem ser prevenidas com alguns cuidados básicos.

O que causa as lesões?

  • Progressão acelerada de treinos; quando você aumenta a intensidade dos seus treinos de corrida, sem que o seu corpo esteja preparado e a sua musculatura fortalecida para isso, pode te causar lesões.
  • Correr em locais não apropriados; correr em solos inclinados ou muitos duros, também podem causar lesões.
  • Fadiga; o descanso é essencial para qualquer atividade física que você faça, para corrida então ele se torna indispensável. Muitas lesões ocorrem pela fadiga do musculo, podendo haver até mesmo rompimentos.
  • Tênis inadequado; usar o tênis que vai de acordo coma sua pisada também é muito importante na prevenção de lesões.
  • Sobrepeso; se você estiver muito acima do seu peso, é necessário ter cuidado, pois podem haver lesões nos pés, nos joelhos e nas costas, se você não tiver um acompanhamento adequado.

Como tomar cuidado com as lesões:

Como podemos ver, são inúmeros os motivos que podem levar um corredor a ter uma lesão. Por mais que não se possa eliminar todas estas questões, é possível sim diminuí-las ao máximo.

Veja algumas dicas de como evitar as lesões:

  1. Caminhada; se você está começando a praticar corrida agora, o ideal é que você comece pelas caminhadas. Isso vai te ajudar a fortalecer a sua musculatura e melhorar o seu condicionamento físico para que aos pouco você comece a correr.

Comece com caminhadas de 40 minutos diários, e vá aumentando aos poucos. Depois comece a intercalar essas caminhadas com pequenas corridas.

  1. Alongamento; o alongamento muitas vezes é ignorado pelos corredores, mais ele pode ser um grande aliado quando se fala em prevenção de lesões. Quando você não alonga, os seus músculos ficam mais propícios a lesões e a rupturas.

O alongamento faz com que os seus músculos fiquem mais flexíveis, e isso faz com que eles se tornem mais resistente aos impactos causados pela corrida.

  1. Aquecimento; assim como o alongamento, se aquecer faz toda a diferença para evitar as lesões. Antes de começar a correr, faça uma caminha de pelo menos 5 minutos em ritmo acelerado.

Isso também deve ser feito após o seu treino de corrida, vá desacelerando o seu ritmo de corrida aos poucos.

  1. Fortaleça a sua musculatura; outra dica importante é sempre fortalecer a sua musculatura. Isso pode ser feito através de outros tipos de treino, como por exemplo a musculação.

Para ter um bom resultado, é sempre importante que você tenha um local adequado e bons profissionais para te auxiliar nestes treinos.

Uma dica é a Academia Pratique Fitness, eles contam com diversas atividades que podem complementar o seu treino de corrida, além de ter excelentes profissionais para te acompanhar.

  1. Atenção para as dores; outra dica é sempre estar atento para as dores. Qualquer dor que surja durante, ou após um treino, deve ser levada em consideração.

Como podemos ver, se seguirmos algumas dicas simples de cuidados com as lesões, poderemos ter um treino saudável e que ofereça mais resultados para você.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here