A Hidroginástica Emagrece?

Muitas pessoas se perguntam se a hidroginástica emagrece, até porque, agora que ela tem se tornado popular entre os praticantes de atividade física. Por ser um exercício praticado na água, a hidro gera muito menos impacto e é perfeita para quem sofre com lesões.

Se você gosta da sensação de estar na água e ainda ter a oportunidade de queimar calorias, provavelmente a hidroginástica é uma atividade física interessante. Aliás, respondendo à pergunta, sim, hidroginástica pode te ajudar a emagrecer.

E claro, assim como em qualquer outra atividade física, é necessário muita disciplina e força de vontade durante a prática da atividade. Pois dependendo da intensidade que se pratica, ela pode não ser tão eficaz.

A Hidroginástica Emagrece?

Hidroginástica emagrece, entenda a dinâmica da atividade

A hidroginástica emagrece, mas você sabe como funciona essa atividade física, de fato? Provavelmente você deve ter uma imagem de pessoas da terceira idade praticando tal atividade física.

Essa visão pode não estar errada, talvez equivocada. A grande questão é que nos dias de hoje as academias passaram a oferecer também a hidro, o resultado foi o maior envolvimento possível de inúmeras pessoas, isso incluído diversas faixas etárias, sexos, enfim, é uma atividade democrática.

A aula de hidro costuma ser bem animada. Geralmente, é acompanhada de música e o instrutor tem um papel fundamental na animação dos alunos. Elas podem durar cerca de 40 minutos e consiste em vários movimentos, envolvendo braços, pernas, todo o corpo!

Hidroginástica emagrece, mas quanto?

Quando se fala de hidroginástica emagrece e o quanto ela queima, é necessário se atentar para a intensidade que se prática a atividade. Não estamos falando sobre exagero, mas sim sobre o quanto o aluno é aplicado na atividade física e também na disciplina do dia a dia.

Em 40 minutos de hidro é possível perder cerca de 70 a 100 calorias. De fato, é considerado pouco em relação a algumas outras atividades físicas, mas nem por isso ela deixa de ser eficaz. Até porque, ela apresenta benefícios que só a prática pode oferecer.

Essa baixa queima calórica pode ser facilmente contornada associando a hidro a outras práticas de exercícios, como musculação, dança ou qualquer outra que você queira. Não deixe de fazer hidro por ela não queimar tantas calorias, desfrute dos inúmeros benefícios que essa atividade pode oferecer.

v

Como potencializar esse resultado?

A hidroginástica emagrece, mas é um processo um pouco lento. Por isso, muitas pessoas acabam associando algumas coisas à prática da atividade para desfrutar do emagrecimento mais rápido. E não, elas não passam duas, três ou quatro horas na piscina ou assim que saem, correm mais duas horas na esteira.

Aliás, em hipótese alguma isso deve ser feito, não é saudável. A dica é intercalar, até porque, em alguns casos a hidro serve mais como uma espécie de tratamento do que atividade física e para alguns, pode ser a junção da duas. É claro que se você sofre com sérias lesões, isso fica limitado.

Além de tudo isso, alimentação também é uma grande aliada. Como em qualquer prática de atividade física, o que se come antes do exercício pode ter enorme impacto:

  • Prefira alimentos que dão energia, como carboidratos bons;
  • Após a atividade, faça uma alimentação que reponha a perda de energia;
  • Hidrate-se muito nos momentos destinados da aula e também após a aula.

Gostou de saber se a hidroginástica emagrece? Comente o que achou e não deixe de compartilhar essas dicas com os seus colegas, amigos e também familiares que assim com o você, cogitam uma atividade alternativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here