A natação fortalece a coluna?

0
720

A natação fortalece a coluna, e as academias que possuem atividades na água, estão recebendo cada vez mais pessoas que estão em algum tipo de tratamento clínico ou fitoterápico.

O número de pessoas que sofrem desse mal está cada vez maior, e quando buscam por um auxilio medico, os profissionais de saúde sempre recomendam que a natação alonga a coluna como tratamento complementar.

A razão pela qual a natação fortalece a coluna é que ela é uma atividade física, de excelente queima calórica, o que induz uma perca de peso benéfica. É realizada na horizontal, sobre as forças do empuxo da água, o que alivia qualquer dor ou desconforto.

A natação fortalece a coluna pode ser praticada por todas as pessoas?

Os termos usados como dor nas costas, ou desvio na coluna, são termos genéricos para se referir a um desconforto nessa área. As causas desses sintomas podem ser os mais variados possíveis.

Por isso, antes de se iniciar a natação alonga a coluna o ideal é sempre passar por uma avaliação médica. Já que tudo que envolva essa região deve se ter muito cuidado. A prescrição do médico é diferente para cada pessoa, sintoma e dor.

Somente o profissional da saúde, no caso o médico é capaz de emitir um laudo solicitando os tipos de exercícios que podem e devem ser feitos no decorrer das aulas.

Ele encaminha para o professor de natação as atividades que o paciente não pode executar. Por exemplo, movimentos de alto impacto, que podem acarretar torsões ou alguma atividade que exija muito do físico do paciente.

Principais nados na natação fortalece a coluna:

  1. Iniciação: Quando o paciente inicia as atividades na água, como forma de tratar, ou mesmo evitar os problemas de coluna. Os instrutores de natação, começam as aulas com uma adaptação do aluno com a água, flutuação, deslizes e a retomada da vertical.

Para essa etapa, não há muitas exigências do corpo, as aulas costumam ser tão tranquilas que chegam a ser até relaxantes. Nesse período, enfatiza o relaxamento dos músculos, e ensina aos alunos a expressarem qualquer tipo de incomodo desconforto ou dor durante os movimentos efetuados nas aulas e até mesmo nos dias posteriores;

  1. Nado Borboleta: O nado borboleta geralmente não é recomendado na natação fortalece a coluna. Isso se deve ao fato, que o movimento que o nadador faz para se locomover na água, resultam na compressão dos discos intervertebrais, forçando a coluna lombar. O que pode resultar em desconfortos e até uma piora no quadro clínico;
  2. Nados de claw e costas: O ideal é que as pessoas que desejam praticar a natação para fins de fortalecimento da coluna e região lombar é que pratiquem mais os movimentos discretos da coluna. Onde a maior força é feita pelos braços.

O que faz com que o nadador se desloque tracionado para frente pela cintura escapular, o que permite alongar sua coluna aliviando eventuais compressões nos discos invertebrais.

Outros benefícios da Natação:

Muitas pessoas que procuram a natação fortalecimento da coluna, com o intuito de melhorar o quadro de dores e desconfortos, acabam descobrindo que a prática dessa atividade além de ajudar nesse quesito, melhora a saúde em muitas outras áreas.

Quem pratica essa atividade física nota uma melhora no sistema de defesa do corpo e aumento da imunidade, melhora do condicionamento físico e da circulação sanguínea.

Além de tratar doenças emocionais como a depressão, ansiedade, saúde mental e melhora da autoestima.

A natação fortalece a coluna e ainda traz muitos outros benefícios para quem escolhe a pratica dessa atividade física. Essas aulas, podem ser feitas por pessoas de todas as idades, contando sempre com a prescrição médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here