HomeAcademia Pratique FitnessFazer musculação na gravidez faz mal

Fazer musculação na gravidez faz mal

Será que fazer musculação na gravidez faz mal? Enquanto muitas mães têm medo de praticar atividades físicas durante a gestação, médicos e especialistas recomendam que isso seja feito.

Porém, é essencial que, para isso, seja feito um acompanhamento médico e completo, além do auxílio de um profissional qualificado dentro da academia.

Existem momentos específicos em que a musculação pode ser a melhor amiga de uma mulher grávida. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!

Afinal, fazer musculação na gravidez faz mal?

A resposta para essa pergunta é: depende. Saber se fazer musculação na gravidez faz mal depende da intensidade do exercício, de quantas semanas a mãe está, qual são suas condições de saúde…

– Porém, de forma geral, uma mãe que praticava exercícios antes da gravidez e que esteja com a saúde em dia pode, sim, se beneficiar – e muito – dessa prática.

  • Pode ser benéfico, especialmente durante o terceiro trimestre, fazer exercícios que fortaleçam os músculos do parto.

– Exercícios do assoalho pélvico, agachamentos e exercícios abdominais suaves podem ajudar a reduzir as dores do terceiro trimestre enquanto preparam o corpo para o trabalho de parto. Esses tipos de atividades podem incluir:

  • Caminhadas na esteira.

  • Exercícios leves para o joelho.

  • Agachamentos.

  • Algumas máquinas de peso leve.

Sabendo que é mentira dizer que fazer musculação na gravidez faz mal e unindo-a com uma leve prática de ioga, você poderá criar um bom alinhamento pélvico e posicionar corretamente o seu bebê.

Exercícios que comprovam que não é verdade que fazer musculação na gravidez faz mal

Cada exercício acima servirá a um propósito específico durante a gravidez. Caminhar e correr na esteira durante seu treino é saudável ​​para o coração – e balançar os braços durante essas atividades pode ajudar a construir força neles.

– Já a ioga pode ajudá-la a alongar os músculos, diminuir a pressão sanguínea e aliviar dores comuns durante a gravidez.

  • Todas essas atividades devem ser feitas em terreno plano para evitar quedas e é ainda melhor ter uma atenção especial para não se exceder em demasia durante qualquer fase da gravidez.

– Quando estiver fazendo musculação, lembre-se de fazer o certo, que é se aquecer e resfriar e de ficar sempre hidratada. Você também deve usar roupas confortáveis ​​e folgadas.

  • Em certos casos, pode ser prudente comprar absorventes descartáveis para absorver vazamentos, evitar manchar suas roupas e proteger seus mamilos de ficarem doloridos ou rachados.

Exercícios para induzir o parto

Você deve sempre falar com seu médico antes de tentar induzir o parto. Além disso, se você estiver contando com exercícios para isso, deve saber que existem outras opções.

Ao saber que é mentira que fazer musculação na gravidez faz mal, você pode dar à luz um bebê mais saudável, facilitar o trabalho de parto e até mesmo reduzir o risco de uma cesárea.

No entanto, não está comprovado que o aumento da atividade física induzirá o parto.

Seu médico também pode ajudar você a desbancar qualquer mito sobre a relação entre amamentação, e exercícios físicos, como alegações de que o exercício afeta negativamente o suprimento de leite.

Antes de iniciar qualquer uma das atividades acima, ou qualquer atividade de exercícios em geral durante a gravidez, é uma boa ideia obter sempre o sinal verde de um profissional médico.

Na maioria dos casos, uma rotina regular de exercícios pré-natais será sugerida para que você possa ter um trabalho de parto livre de quaisquer complicações possíveis.

Sabendo que não é verdade que fazer musculação na gravidez faz mal, aposte nessa prática junto a um profissional e regule seu organismo junto com uma boa alimentação e um bom sono.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS