Será que fazer musculação na gravidez faz mal? Enquanto muitas mães têm medo de praticar atividades físicas durante a gestação, médicos e especialistas recomendam que isso seja feito.

Porém, é essencial que, para isso, seja feito um acompanhamento médico e completo, além do auxílio de um profissional qualificado dentro da academia.

Existem momentos específicos em que a musculação pode ser a melhor amiga de uma mulher grávida. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!

Afinal, fazer musculação na gravidez faz mal?

A resposta para essa pergunta é: depende. Saber se fazer musculação na gravidez faz mal depende da intensidade do exercício, de quantas semanas a mãe está, qual são suas condições de saúde…

– Porém, de forma geral, uma mãe que praticava exercícios antes da gravidez e que esteja com a saúde em dia pode, sim, se beneficiar – e muito – dessa prática.

  • Pode ser benéfico, especialmente durante o terceiro trimestre, fazer exercícios que fortaleçam os músculos do parto.

Exercícios do assoalho pélvico, agachamentos e exercícios abdominais suaves podem ajudar a reduzir as dores do terceiro trimestre enquanto preparam o corpo para o trabalho de parto. Esses tipos de atividades podem incluir:

  • Caminhadas na esteira.

  • Exercícios leves para o joelho.

  • Agachamentos.

  • Algumas máquinas de peso leve.

Sabendo que é mentira dizer que fazer musculação na gravidez faz mal e unindo-a com uma leve prática de ioga, você poderá criar um bom alinhamento pélvico e posicionar corretamente o seu bebê.

Exercícios que comprovam que não é verdade que fazer musculação na gravidez faz mal

Cada exercício acima servirá a um propósito específico durante a gravidez. Caminhar e correr na esteira durante seu treino é saudável ​​para o coração – e balançar os braços durante essas atividades pode ajudar a construir força neles.

– Já a ioga pode ajudá-la a alongar os músculos, diminuir a pressão sanguínea e aliviar dores comuns durante a gravidez.

  • Todas essas atividades devem ser feitas em terreno plano para evitar quedas e é ainda melhor ter uma atenção especial para não se exceder em demasia durante qualquer fase da gravidez.

– Quando estiver fazendo musculação, lembre-se de fazer o certo, que é se aquecer e resfriar e de ficar sempre hidratada. Você também deve usar roupas confortáveis ​​e folgadas.

  • Em certos casos, pode ser prudente comprar absorventes descartáveis para absorver vazamentos, evitar manchar suas roupas e proteger seus mamilos de ficarem doloridos ou rachados.

Exercícios para induzir o parto

Você deve sempre falar com seu médico antes de tentar induzir o parto. Além disso, se você estiver contando com exercícios para isso, deve saber que existem outras opções.

Ao saber que é mentira que fazer musculação na gravidez faz mal, você pode dar à luz um bebê mais saudável, facilitar o trabalho de parto e até mesmo reduzir o risco de uma cesárea.

No entanto, não está comprovado que o aumento da atividade física induzirá o parto.

Seu médico também pode ajudar você a desbancar qualquer mito sobre a relação entre amamentação, e exercícios físicos, como alegações de que o exercício afeta negativamente o suprimento de leite.

Antes de iniciar qualquer uma das atividades acima, ou qualquer atividade de exercícios em geral durante a gravidez, é uma boa ideia obter sempre o sinal verde de um profissional médico.

Na maioria dos casos, uma rotina regular de exercícios pré-natais será sugerida para que você possa ter um trabalho de parto livre de quaisquer complicações possíveis.

Sabendo que não é verdade que fazer musculação na gravidez faz mal, aposte nessa prática junto a um profissional e regule seu organismo junto com uma boa alimentação e um bom sono.

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