Fazer atividades físicas em jejum emagrece?

0
504
Atividades físicas em jejum

Praticar atividade física é um hábito saudável que proporciona uma alta qualidade de vida, pois se exercitar regularmente ajuda nosso corpo a ter uma boa saúde física e mental. Sabendo de toda essa importância, as pessoas estão buscando alternativas para praticar atividades físicas e, a opção que está sendo mais usada é a academia.

Cada praticante de academia tem o seu objetivo em específico, então existem vários hábitos, para diferentes propostas. As pessoas que querem emagrecer buscam maneiras para conseguir atingir esse objetivo o mais rápido possível, e malhar em jejum é uma dica comum para quem deseja perder peso. Mas esse hábito é saudável? Neste post mostraremos o que acontece quando se malha em jejum. Não deixe de conferir!

O que acontece com o nosso organismo quando praticamos atividades físicas em jejum?

O organismo de um indivíduo que está em jejum procura manter a produção de energia corporal com o glicogênio muscular, porém ele se esgota rapidamente, ainda mais para quem está praticando exercícios. Logo após isso a glicose presente em nosso organismo é utilizada e, quando ela também se esgota, a gordura entra em cena para a produção de energia.

Para quem deseja perder peso essa parece a fórmula mágica, todavia o processo não é tão simples assim. A gordura depende de um processo metabólico para ser convertida em energia corporal, sendo que esse composto necessita de um metabolismo do carboidrato. Quando ele se esgota o organismo não consegue metabolizar a gordura e então o corpo humano recorre a sua última fonte energética disponível, a proteína dos músculos e órgãos.

Sendo assim, quando um indivíduo malha em jejum ele pode acabar queimando a sua massa magra no momento da prática dos exercícios, então é bom tomar muito cuidado.

Qual melhor maneira para acelerar a queima de gordura?

Quem tem como objetivo perder peso deve ter um alinhamento das atividades físicas com uma alimentação adequada. Ter um plano de alimentação é a melhor maneira para perder peso, pois quando se ingere alimentos saudáveis o risco de um problema de saúde é bem menor.

A rotina de exercícios físicos deve estar combinada com a dieta e o aluno deve ter muita disposição, disciplina e persistência, já que para alcançar os resultados é necessário ter paciência e muito esforço.

No mercado existem vários produtos que prometem a perda de peso de forma rápida e fácil, todavia esses produtos podem ser perigosos e devem ser utilizados somente com orientação médica. A maneira mais indicada para quem deseja perder peso é procurar um nutricionista, assim o profissional vai passar uma dieta adequada aos objetivos do paciente.

Praticar exercícios físicos em jejum pode até acelerar o processo de queima de gordura, contudo o corpo do praticante deve estar devidamente condicionado para essa prática. O aluno despreparado pode apresentar durante a prática de exercício algum mal-estar, como hipoglicemia e queda de pressão.

Conclusão

Você que faz atividades físicas deve sempre ter acompanhamento de algum profissional, para assim evitar malefícios à saúde. É melhor obter resultados da forma correta do que prejudicar o seu bem-estar. Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here