HomeExercícios4 Exercícios Para Hipertensos

4 Exercícios Para Hipertensos

Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


Conhecer os 4 exercícios para hipertensos é muito importante para sair dessa situação e melhorar a saúde física e mental.

As pessoas que praticam exercícios físicos com frequência conseguem diminuir sua pressão arterial, além beneficiar o sistema cardiovascular e respiratório.

Como o nome indica, essa condição refere-se à pressão alta na parede das artérias – um problema de saúde que, se não for tratado adequadamente, pode causar distúrbios diferentes, como ataques cardíacos ou o mau funcionamento dos rins.

Portanto, antes de um diagnóstico de hipertensão o paciente deve estar ciente que é uma condição séria que requer atenção à dieta e ao aumento da atividade física. Conheça os melhores exercícios físicos para essa condição!

Mas afinal, quais são os exercícios para hipertensos?

Tendo em mente que os exercícios físicos podem ajudar muito a melhorar a saúde física e a qualidade de vida de qualquer pessoa, os hipertensos podem começar praticando os exercícios citados abaixo para melhorarem o problema.

Antes de tudo, não esqueça de frequentar um médico para que ele faça uma avaliação do problema e para que ele possa indicar quais são os exercícios corretos de acordo com seu tipo de corpo e de saúde.

1. Caminhada

A caminha está cada vez mais na moda entre as pessoas adultas que querem movimentar seu corpo para se sentirem melhor e ajudar na saúde.

Dessa forma, andar meia hora por dia pode ajudar a melhorar os sintomas da hipertensão.

2. Yoga, pilates e Tai Chi

Essas três disciplinas são ótimas ideias de exercícios para pessoas que sofrem de hipertensão.

  • Esses exercícios facilitam a estabilidade da postura e induzem relaxamento, fortalecem os músculos e ajudam a aumentar a flexibilidade.

3. Atividades dentro da água

Algumas atividades físicas que ocorrem dentro da água podem ser benéficas para um hipertenso. São elas:

  • Natação tradicional.
  • Hidroginástica.

Geralmente, os esportes aquáticos ajudam a perder ainda mais calorias, melhoram a condição dos movimentos e dos músculos do corpo.

4. Andar de bicicleta

Embora andar de bicicleta seja um dos exercícios recomendados para pessoas hipertensas, é importante praticá-la de forma moderada, sem fazer um trajeto excessivamente longo e evite andar em locais de altas temperaturas.

O que é preciso fazer para obter o máximo dos benefícios de um exercício?

Considera-se que o ideal para obter o máximo dos benefícios de uma atividade física seria realizá-las todos os dias. Porém, vários estudos mostram que a prática de exercícios com frequência, entre 3 a 5 vezes por semana, já é eficaz para reduzir a pressão arterial.

  • As sessões de treino devem começar com uma fase de aquecimentos, que geralmente duram aproximadamente 10 a 15 minutos.

O exercício físico recomendado para os pacientes hipertensos são aeróbicos, como, por exemplo, caminhar em um bom ritmo ou atividades que envolvem um esforço equivalente, como a natação, o ciclismo, etc.

  • Recomenda-se que durante os primeiros treinos o paciente realize sessões curtas e que aumentem progressivamente até 45-50 minutos diariamente distribuídos entre 3 e 5 sessões por semana.
  • Além disso, a duração e a intensidade do exercício devem ser individuais, dependendo da avaliação inicial do seu médico.
  • Durante os últimos 5 a 10 minutos do exercício, a intensidade da atividade deve ser progressivamente reduzida até a situação de repouso.
  • Se você não se exercita regularmente, é preciso ter calma e não se apressar. Como exemplo, caminhe por 20 minutos a uma velocidade que seja confortável e adequada para seu corpo.

Sabendo de tudo isso, não esqueça que uma parte muito importante é juntar os exercícios físicos com uma dieta balanceada, que proporciona ainda mais progresso na melhora da pressão arterial.

Portanto, ao conhecer 4 exercícios para hipertensos, lembre-se de investir em uma academia de qualidade para ter tudo que precisa em mãos! Acesse o site da Academia Pratique Fitness e saiba mais!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS