HomeAcademia Pratique FitnessDiferenças entre taekwondo e muay thai

Diferenças entre taekwondo e muay thai

É interessante saber as diferenças entre taekwondo e muay thai, isso mostra como cada povo cria e prática a sua cultura. Diferenças culturais também refletem até nas lutas.

A grande maioria das lutas marciais são milenares, mas neste caso, só o muay thai. Surgiu na Tailândia com o intuito de fazer a defesa dos moradores na luta da independência do país, e também para cuidar da saúde. Já o taekwondo é relativamente recente, foi adaptado na década de 50 pelo general Choi Hong Hi.

Mas nos dias de hoje, ambas são muito praticadas pelos brasileiros, com objetivos que ultrapassam a competição em grandes torneios, mas também, para cuidar da saúde. Confira o artigo e saiba as principais distinções.

Diferenças entre taekwondo e muay thai

Entenda as diferenças entre taekwondo e muay thai da seguinte forma, taekwondo é uma arte marcial de híbrido conhecida por seus chutes, o mais famoso é o sidekick. Já o muay thai, é um esporte de kickboxing, que inclui o uso de golpes de cotovelo e joelho.

Para você entender as diferenças de forma mais simples e claras, listamos as principias técnicas de cada, confira:

Algumas técnicas do taekwondo

  • O kihap

É um grito que tem várias finalidades. Basicamente é usada para intimidar o adversário, e também para o lutador aumentar a confiança em si.

Por outro lado, independentemente do fator psicológico, existem fatores físicos no grito. Ao gritar, contrai-se os músculos do tórax e do abdômen, aumentando, não só a força, como a resistência ao contra-ataque do adversário.

Existe também, uma finalidade mística ou espiritual no grito. Ele representa um apelo ao espirito universal para que conceda força espiritual ao lutador.

  • Percepção visual

É fundamental que o praticante treine a sua visão, praticando sobre quaisquer condições, o ataque e a defesa, mantendo a visão de todos os movimentos do adversário.

A percepção visual não fica restrita somente ao olhar frontal, mas também periférica como, visão lateral. Isso possibilita ataques vindos de qualquer direção.

Geralmente, os coreanos treinam isso como sexto sentido, aumentando a percepção de olhares distantes.

  • Controle de postura corporal

Antes de dar o bote, a cobra encolhe o corpo para projetá-la melhor. Os antigos mestres observando esta característica animal, adaptaram ao ser humano. Assim, criou-se o controle de postura taekwondo.

Qualquer ataque ou defesa são feitos de forma a flexionar e projetar o corpo, conseguindo o aproveitamento total da técnica.

  • Controle e força

Um ataque ao estômago, via de regra deve ser forte, enquanto um golpe destinado ao plexo solar ou à têmpora, não necessita de potência máxima.

Resumindo, uma defesa efetuada com força, tende a desiquilibrar e afastar o oponente, enquanto que a defesa suave, destina-se a se defender do ataque.

Algumas técnicas do muay thai:

 

  • Base

Os lutadores na Tailândia ficam com as pernas levemente flexionadas e fazendo movimentos repetitivos curtos. Como na maioria das vezes, o levantamento rápido e curto da perna frontal fazendo disso um meio para enganar seu oponente para efetuar um ataque inesperado.

Não possui tantas fintas, por exemplo, é algo com movimentações leves e com fintas curtas e um breve levantamento dos pés.

  • Chutes

Especificamente o muay thai possui 3 técnicas de chutes. Lembrando que, em alguns campeonatos, eventos ou até mesmo academias, os tipos de chutes podem ser variados, com isso, o lutador terá mais liberdade para executa-los de acordo com a necessidade.

  • Guarda

A guarda, principalmente na Tailândia, é mais alta do que a do taekwondo. Essa guarda contribui na defesa contra os ataques do adversário.

Essas são algumas das principais diferenças entre o taekwondo e muay thai.

Qual é o melhor?

Apesar das muitas diferenças entre o taekwondo e muay thai, não existe o melhor, na verdade, cada uma tem suas particularidades. Particularidades essas que irão influenciar, principalmente, na sua escolha. Praticar esporte é sempre bom, independentemente de qual.

Agora você entende as diferenças entre o taekwondo e o muay thai. Comente o que achou e compartilhe.

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS