Diferenças entre taekwondo e Jiu jitsu

0
163

Apesar de terem nascido na Ásia Oriental, as diferenças entre taekwondo e jiu jitsu são enormes. Ambos são baseados nos princípios de defesa e combate. Porém, além dessas semelhanças, suas origens são distintas.

Essa diferença entre as lutas marciais mostra muito como cada povo criou maneiras e filosofias para disseminar ordem e caráter ao seu povo. De modo geral, o taekwondo se desenvolveu na Coreia do Sul, e o jiu jitsu no Japão.

O taekwondo foi desenvolvido mais como uma prática ou modo de vida, enquanto o jiu jitsu, embora de natureza filosófica, é mais uma prática de defesa definitiva. Entenda mais.

Principais diferenças entre taekwondo e jiu jitsu

Para entendermos de vez as diferenças entre o taekwondo e jiu jitsu, separamos alguns pontos relevantes de cada arte marcial, que irá te ajudar a absorver melhor, confira.

Taekwondo

  • O kihap

É um grito que tem várias finalidades. Basicamente é usado para intimidar o adversário, e o lutador aumenta a confiança em si.

Por outro lado, independentemente do fator psicológico, existem fatores físicos no grito. Ao gritar, contrai-se os músculos do tórax e do abdômen, aumentando, não só a força, como a resistência ao contra-ataque do adversário.

Existe também, uma finalidade mística ou espiritual no grito. Ele representa um apelo ao espirito universal para que conceda força espiritual ao lutador.

  • Percepção visual

É fundamental que o praticante treine a sua visão, praticando sobre quaisquer condições, o ataque e a defesa, mantendo a visão de todos os movimentos do adversário.

A percepção visual não fica restrita somente ao olhar frontal, mas também periférica como, visão lateral. Isso possibilita ataques vindos de qualquer direção.

Geralmente, os coreanos treinam isso como sexto sentido, aumentando a percepção de um simples observar de alguém distante.

  • Controle de postura corporal

Antes de dar o bote, a cobra encolhe o corpo para projetá-lo melhor. Os antigos mestres observando esta característica animal, adaptaram ao ser humano. Assim, criou-se o controle de postura taekwondo.

Qualquer ataque ou defesa são feitos de forma a flexionar e projetar o corpo, conseguindo o aproveitamento total da técnica.

  • Controle e força

Um ataque ao estômago, via de regra deve ser forte, enquanto um golpe destinado ao plexo solar ou à têmpora, não necessita de potência máxima.

Resumindo, uma defesa efetuada com força, tende a desiquilibrar e afastar o oponente, enquanto que a defesa suave, destina-se a se defender do ataque.

Jiu jitsu

  • Relaxar durante as rolagens

Ter a capacidade de relaxar durante as rolagens, é essencial para desenvolver no jiu jitsu. Se o treino é feito sem relaxamento, o cansaço vem mais rápido, o treino não é totalmente aproveitado, e é bem provável que o competidor terminará lesionado.

  • Pontes de ombro e fugas de quadril

Se tratam de movimentos de transição, eles fazem junção e permitem a alternância entre vários ataques, defesas e afins.

  • Fazer pegada

No jiu jitsu a força das mãos é muito importante. Os dedos e as mãos se tornam naturalmente mais fortes após alguns anos de prática, mas caso aconteça de o praticante querer acelerar este processo, é preciso dedicação em treinos complementares.

Os estilos das lutas

Uma das diferenças entre o taekwondo e jiu jitsu é que mesmo ambas sendo de natureza defensiva, o princípio fundamental do jiu jitsu é converter a energia atacando o adversário para prejudicar o próprio oponente. Lança, viagens e contorção corporal são os principais aspectos do estilo de luta.

O taekwondo foi originalmente praticado como uma maneira de acabar com as lutas de modo rápido, e promover um mundo pacífico. A tradução é bastante literal, tae kwon do, ou seja, à suspensão dos punhos e pés, e envolve muitas táticas mais agressivas, como viagens e revistas corporais, como socos e pontapés.

Qual o melhor? Taekwondo, ou jiu jitsu?

As diferenças entre o taekwondo e jiu jitsu, é que tornam cada um especial. É possível praticar ambos, absorver suas filosofias e técnicas. Além do mais, praticar esporte é sempre bom.

Adotar as duas como estilo de vida é um grande compromisso, pois não se resumem somente em golpes para “acabar” com o adversário, mas sim, lutas que foram passadas de geração a geração, para tornarem o homem mais integro.

Agora você já sabe as diferenças entre o taekwondo e jiu jitsu. Comente o que achou e compartilhe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here