HomeAcademia Pratique FitnessConceito de musculação na adolescência

Conceito de musculação na adolescência

Ao contrário da crença popular, a musculação na adolescência pode fornecer benefícios. Não só para os adolescentes, mas para todas as populações, independentemente da idade.

Porém, a segurança é, em geral, a maior preocupação em relação à participação dos adolescentes no treinamento de resistência, que é o conceito da musculação na adolescência (fortalecimento e criação de resistência muscular).

Pesquisas atuais não mostraram evidências de que um programa de treinamento de resistência adequado à idade, quando feito com supervisão adequada, seja perigoso para uma criança. Entenda mais.

Musculação na adolescência, benefícios

Segundo estudos, um bom treinamento de resistência pode ajudar os adolescentes a manter uma composição corporal saudável, melhorar a saúde do esqueleto e das articulações e melhorar o desempenho esportivo.

– Enquanto um programa seguro e detalhado for utilizado, parece não haver evidências que sugiram que o treinamento de resistência seja prejudicial aos adolescentes.

  • Enquanto o treinamento de força pode melhorar a força, você não notará qualquer aumento no tamanho muscular em adolescentes pré-púberes;

  • Isso ocorre porque os hormônios necessários para a hipertrofia muscular ainda não estão circulando em níveis suficientemente altos;

– Antes da puberdade, meninos e meninas geralmente não diferem muito em força.

  • Após o início da puberdade, onde mais testosterona está presente nos meninos, a treinabilidade entre homens e mulheres será diferente, e os homens geralmente se tornarão mais fortes.

É essencial contar com o profissional certo para investir em musculação na adolescência

Só porque alguém se chama de treinador, não significa que ele tenha treinamento para compreender o objetivo das atividades físicas para jovens.

O programa de treinamento de força para adolescentes não deve se assemelhar a um programa de treinamento para adultos, ele deve ser adaptado à idade individual da pessoa. Em relação à idade, estudos recomendam o seguinte:

  • Idade 6-10 – Concentre-se na aptidão geral e desenvolvimento de todas as habilidades motoras e habilidades relacionadas a esportes.

Enfatize a diversão e deixe de fora o treinamento altamente estruturado e de alta intensidade e a competição organizada.

  • Idades 11-14 – Concentre-se na aptidão geral e desenvolvimento de todas as habilidades motoras e habilidades relacionadas a esportes.

– Algum treinamento de resistência e de musculação na adolescência específico do esporte podem ser adicionados.

Ao realizar exercícios de fortalecimento, certifique-se de mostrar aos atletas qual é o objetivo das atividades físicas para jovens. Use exercícios que “imitem padrões e habilidades comuns de movimento”.

  • Idades 15-18 – Agora é a hora de começar o treinamento específico para o esporte.

Um período de aquecimento, alongamento e resfriamento são uma necessidade em qualquer tipo de musculação na adolescência, incluindo treinamento de força.

Conclusão 

Embora não seja sem riscos, descobriu-se que a musculação na adolescência é um meio seguro e eficaz para ajudar os jovens a ganhar força, entre outros benefícios adicionais.

Pode-se assumir a forma de levantar pesos, usar bandas de resistência ou usar o corpo para fornecer resistência como algo seguro.

Qualquer adolescente que se envolver em um programa de treinamento de força deve estar sob supervisão direta em todos os momentos por um profissional.

Além disso, é verdade que ganhos de força têm sido demonstrados em adolescentes a partir dos seis anos, mas você deve realmente considerar as necessidades psicológicas do seu filho antes de permitir que ele participe da musculação na adolescência.

Afinal, se for da vontade deles, pode ser mais produtivo permitir que eles desenvolvam força através de atividades de brincadeira livres, como subir em árvores ou perseguir seus amigos.

Porém, se ir à academia for uma vontade dele, a musculação na adolescência pode trazer uma série de benefícios! Conte com ela!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS