HomeMusculação5 curiosidades sobre musculação na adolescência

5 curiosidades sobre musculação na adolescência

A musculação na adolescência é algo bastante comum, já que cada vez mais os adolescentes e crianças que estão passando pela puberdade estão criando preocupações sobre a saúde e a aparência do próprio corpo.

No entanto, os pais acabam ficando preocupados, pois não conhecem muitas informações sobre essa atividade física e muito menos sobre como ela reflete no corpo de alguém tão jovem.

Por isso, é preciso saber um pouco mais sobre o assunto para entender que a musculação, mesmo para pessoas mais jovens, tem seus benefícios e riscos. Afinal, você pode acabar caindo em algum mito popular do senso comum.

A musculação na adolescência é indicada?

Sim e não. Na realidade, para saber se a musculação na adolescência é indicada para alguém, é preciso saber mais a fundo como é a vida dessa pessoa, como está sendo ou foi sua puberdade, quão forte é seu condicionamento físico, etc.

Mas isso acaba fazendo com que os pais tenham medo de deixar seus filhos fazerem musculação, principalmente por relacionarem essa atividade com o uso de suplementos vitamínicos, o que sempre foi polêmico.

No entanto, a musculação na adolescência pode ser bastante benéfica para um organismo em desenvolvimento, ou bastante prejudicial se não for feita do jeito certo.

5 curiosidades sobre a musculação na adolescência

Para te ajudar a entender melhor sobre a musculação na adolescência, preparamos um guia com várias curiosidades e informações importantes sobre esse assunto.

O guia tem a finalidade de mostrar como a musculação está envolta em uma imenso tabu. Mas também afirma que, se não for feita do jeito certo, pode sim ser prejudicial. Confira, a seguir, as curiosidades:

  1. A musculação não atrapalha o crescimento

Muita gente acha que a musculação na adolescência pode retardar o crescimento de uma pessoa, e esse é visto como o principal problema. No entanto, isso não é verdade e não existem provas científicas que comprovem.

  1. A musculação pode ajudar na paralisia cerebral

Segundo a Academia Americana de Pediatria e Sociedade Americana de Ortopedia, a musculação quando iniciada desde cedo pode aumentar o bem-estar mental em crianças com paralisia cerebral, além de desenvolver a coordenação motora.

  1. A musculação para adolescentes é mais light

Para que a musculação na adolescência seja algo benéfico, os treinos precisam ser mais lúdicos, acompanhados por um profissional, e devem respeitar o condicionamento físico e as limitações do biotipo de cada aluno.

  1. A idade certa para começar depende da maturidade física

Cada pessoa atinge a maturidade física em diferentes fases da vida. O ideal para começar a musculação é por volta dos 13 aos 16 anos de idade, quando os meninos passam pelo estirão e as meninas, pela menarca.

  1. Adolescente pode tomar suplemento

O suplemento, como já foi mencionado, é uma questão polêmica para adolescentes. No entanto, se houver acompanhamento de um nutricionista e a criança tiver alguma deficiência na dieta, ela poderá tomar suplementos enquanto tiver os treinos.

Por que fazer ou deixar de fazer a musculação na adolescência?

Fazer musculação enquanto ainda se está passando pela adolescência pode ser muito benéfico, ajudar na coordenação motora, no desenvolvimento do corpo e na clareza do psicológico.

Por outro lado, existem outros exercícios e atividades físicas que substituem perfeitamente a musculação e que podem ser ainda melhores, já que não oferecem tantos riscos. A natação é uma delas, e talvez seja a mais benéfica.

Portanto, a musculação na adolescência é perfeitamente plausível, embora possa ser um pouco prejudicial, caso não seja feita corretamente. O ideal é manter a criança em uma atividade regular, e que não exija muito de seu corpo.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS