O jiu-jitsu é uma das artes marciais mais praticadas no Brasil, e quem pratica garante que ele não é apenas poderoso como um esporte, mas também como uma lição de vida. Mas afinal, como surgiu o Jiu-Jitsu?
E se você está se perguntando qual a importância de se saber essa informação, como dissemos acima, ele vai muito além de um esporte. As artes márcias ensinam valores como respeito, união e amizade. Por isso, saber como surgiu o Jiu-Jitsu faz toda a diferença para que você possa se conectar com essa arte de forma plena.
Por isso, nós separamos para você a história completa de como surgiu o jiu-jitsu, e quais são os benefícios que essa arte proporciona para o seu corpo, mente e vida. Confira e se surpreenda!
Como surgiu o Jiu-Jitsu? A História da arte marcial mais praticada no Brasil.
Como vimos acima, saber a origem da arte marcial que você pratica, faz toda a diferença para que você possa se conectar com as raízes do ensinamento, e tire um maior proveito da experiência como um todo.
Por isso, separamos a história completa de como surgiu o Jiu-jitsu. Confira á seguir!
-
O que é o Jiu-Jitsu
O Jiu-jitsu é uma arte marcial milenar, que tem como proposito o ensinamento de se utilizar o corpo como alavanca, para neutralizar os adversários sem precisar utilizar golpes traumáticos.
-
Onde surgiu?
O Jiu-jitsu surgiu no Japão, há aproximadamente 3600 anos atrás! Mas foi apenas no começo do século 20 que essa arte marcial começou a conquistar o mundo aos poucos, e hoje é um esporte presente até mesmo nas olimpíadas!
-
Quem a praticava?
Há 3600 anos, o Jiu-jitsu era praticado pelos Samurais, que utilizavam dessa arte para neutralizar seus inimigos em campo, mesmo que estivessem sem espadas. Hoje, ele é praticado por várias faixas etárias e gêneros por todo o mundo.
-
Curiosidade!
Antes do século 20, ensinar o Jiu-jitsu para um não Japonês era um crime punido com a morte! Isso porque o Jiu-jitsu era considerado uma arma militar do governo japonês.
Uma arte marcial que usa a inteligência além da força.
Diferente de algumas outras artes marciais que tem como foco a utilização da força puramente para nocautear ou neutralizar os oponentes, o Jiu-jitsu se utiliza da inteligência e estratégia.
Na prática, você irá aprender que explorar os erros e fraquezas de seu oponente é mais importante do que usar força ou velocidade na tentativa de neutraliza-lo. Aqui, o foco não é apenas derrubar o seu oponente, e sim imobiliza-lo.
Alguns dos movimentos mais importantes dentro do Jiu-jitsu, são:
Chave de braço voadora
Tesoura
Mata-Leão
Além disso, no Jiu-jitsu você irá aprender vários movimentos de defesa e imobilização, como escapar, dominar e finalizar o seu oponente de forma eficaz.
Quais são os benefícios do Jiu-Jitsu?
Nós já sabemos como surgiu o Jiu-jitsu, mas se você quer saber quais são os benefícios dessa arte marcial milenar, nós vamos te contar!
Por seu uma modalidade de luta, o jiu-jitsu traz vários benefícios para o corpo, como tonificação dos músculos, elasticidade, equilíbrio e força. Mas não para por aí, o jiu-jitsu também é muito vantajoso para a mente! Isso porque ele aperfeiçoa o foco, a disciplina e a força de vontade.
Por isso, muitos pais tem optado por iniciar os filhos nessa prática o mais cedo possível.
E agora que você já sabe como surgiu o jiu-jitsu e como ele pode ser benéfico para sua saúde e sua vida, comece a praticar e se surpreenda com os resultados!