HomeAcademia Pratique FitnessO que é aula de ritmos em academia?

O que é aula de ritmos em academia?

Você já viu alguma aula de ritmos em academia vazia? Aposto que não! Isso porque essa atividade é a nova queridinha das mulheres (e até mesmo os homens estão começando a frequentá-la).

Por que toda essa popularidade? As aulas de dança proporcionam inúmeros benefícios à saúde física e mental, aumentando a sua qualidade de vida de uma maneira surpreendente.

Se você estiver em busca da atividade física ideal, aqui você irá conhecer um pouco mais sobre a aula de ritmos em academia e quais são os benefícios que você pode esperar com a sua prática.

O que é aula de ritmos em academia

A aula de ritmos em academia nada mais é do que uma aula coordenada por um professor de dança. Não é necessário nenhum equipamento, apenas uma sala espaçosa e um bom aparelho de som (quanto mais potente melhor!).

O professor faz uma seleção de músicas e cria a coreografia para cada uma delas. O seu objetivo é decorar as coreografias e dançá-las com o máximo de empolgação que conseguir.

O tipo de música depende da aula que você frequentar. Normalmente as aulas de ritmo mais famosas são: aulas de zumba, samba e funk. Os mais velhos preferem ritmos como forró e dança de salão.

As aulas costumam ter uma duração de apenas uma hora. Praticando-a três vezes na semana os resultados já serão incríveis. A aula de ritmos em academia é realmente um investimento para sua qualidade de vida.

Tudo isso sem levar em consideração o quão divertido é a aula. Você não a verá como um compromisso ou uma obrigação, as aulas de dança serão o seu momento de lazer. É a hora que você desestressa do trabalho ou estudos.

A seguir você vai conferir quais são os maiores benefícios de praticar aulas de dança (que são os benefícios proporcionados pela maioria das atividades físicas) com frequência.

Benefícios das atividades físicas

  • Emagrece. Uma aula dinâmica pode chegar a queimar mais de 500 calorias, sendo uma ótima opção para quem deseja perder peso.
  • Reduz celulite.
  • Definição muscular (principalmente nos membros inferiores).
  • Aumenta a flexibilidade.
  • Fortalecimento dos sistemas cardíaco, respiratório e imunológico.
  • Prevenção de doenças relacionadas ao sobrepeso como diabetes, colesterol alto, entre outras.
  • Melhora o humor.
  • Combate doenças como depressão, ansiedade e estresse.
  • Aumenta o ciclo social (muito benéfico para idosos que possuem contato apenas com familiares).
  • Aumenta a autoestima.
  • Trabalha a memória.
  • Proporciona maior disposição para o dia a dia.

Aula de dança + aula de funcional

A aula de dança nas academias pode ser combinada com outros exercícios físicos. A combinação mais comum é aula de ritmos em academia + academia, mas o funcional também tem ganhado popularidade.

Para quem não conhece, o treino de funcional é preparado pelo educador físico diariamente, ou seja, cada dia são exercícios diferentes. A maioria das séries não envolvem equipamentos, mas sim o próprio peso do corpo.

Atividades mais dinâmicas são oferecidas, o objetivo é perder gordura e, ao mesmo tempo, definir a musculatura. Para quem deseja um corpo mais fino e definido, então essa combinação é mais ideal.

Se o seu objetivo é queimar gordura e ganhar massa magra com definição (hipertrofia muscular), então as aulas de dança somadas aos exercícios de musculação são mais recomendadas.

O indicado é que você procure um profissional da área e deixe-o ciente dos seus objetivos e expectativas. Dessa maneira ela fará o melhor treino para o seu caso, combinando a aula de ritmos em academia com outra modalidade.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS